Verão: Dicas para deixar a sua casa arejada sem gastar muito.


O calor chegou com tudo e o desconforto causado por ele pode deixar você, sua família e os bichinhos de estimação desconfortáveis em casa. A alta da conta de luz impede soluções mais incisivas como o uso do ar condicionado, por exemplo. Entretanto, existem algumas opções mais baratas para contornar o mormaço em casa. Leia o post completo e descubra!


Bacias de água ajudam na sensação térmica e umidade





Espalhar bacias de água pela casa é uma maneira simples de refrescar um ambiente sem gastar muito. Isso porque a água evapora e pode aliviar um pouco a sensação térmica, além de melhorar a umidade do ar.


No entanto, é importante ter em mente que o verão é a estação do ano favorita de diversos mosquitos, entre eles o Aedes Aegypti, que se prolifera em águas paradas.


Por essa razão, é fundamental fazer a troca da água ao menos uma vez por dia. A cada substituição, vale higienizar o interior da bacia com sabão e o auxílio de uma bucha. Além disso, utilizar água gelada é primordial para potencializar os efeitos dessa estratégia


Substitua as lâmpadas incandescentes pelas de LED






Se você ainda utiliza lâmpadas incandescentes, vale a pena trocá-las, na medida do possível, pelas lâmpadas de LED. Além de ajudar a amenizar as temperaturas, uma vez que geram menos energia, também é possível diminuir o valor da conta de luz. Economia financeira e conforto térmico de uma só vez!


Troque itens de decoração.


Tapetes e cortinas feitos com tecidos pesados podem ser um adicional de calor no ambiente. Por isso, trocá-los por itens feitos com material mais leve é uma forma simples de amenizar o calor dentro de casa. Outra dica é adicionar plantas em casa. Elas contribuem para a purificação do ar e diminuição da sensação térmica.


Mas, afinal, quais as espécies de plantas que refrescam o ambiente?




  • Dracena: é indicada para ambientes com poucas aberturas, já que cresce melhor em ambientes com baixa iluminação;

  • Espada de São Jorge: resistente e durável, ela sobrevive a ambientes extremos, seja de calor ou de frio;

  • Samambaia: excelente opção para casas e apartamentos pequenos, já que pode ser pendurada no topo da parede;

  • Lírio da Paz: além de ser uma flor que chama atenção pela sua beleza e purifica o ar, ela também se destaca pela excelente absorção de fumaça de cigarro.


Considere trocar a cor das paredes


Se já está na hora de trocar a pintura das paredes, invista em tons claros e frios para garantir um lar fresquinho e bem arejado. Cores fortes absorvem mais luz causando um aumento da temperatura média dentro de casa. Branco, gelo e bege são ótimas pedidas para quem quer investir num lar bem arejado, limpo e fresco.


Turbine o seu ventilador!


Muitas vezes a sensação é a de que os ventiladores sozinhos não dão conta de amenizar as altas temperaturas da estação. Para contornar isso, turbine o aparelho adicionando o truque da bacia com água e pedras de gelo entre o ventilador e você! Além disso, apontar o ventilador virado para portas e janelas, apesar de parecer estranho, pode contribuir para redução da temperatura uma vez que combate a entrada de ventos quentes em casa.



Além dessas dicas, não se esqueça de beber bastante água e sucos de fruta! Se manter hidratado(a) é essencial nesta época do ano! Se você gostou do nosso post, compartilhe em suas redes sociais :)


Destaque
Categorias