5 ideias para aumentar as vendas com a festa junina


Junho chegou e com ele vem o tempo mais frio, o céu limpo e, é claro, as festas juninas. As comemorações que duram o mês todo e que se estendem durante este período do ano podem ser uma ótima oportunidade para aumentar as suas vendas e atrair novos e velhos clientes. Afinal, quem é que não gosta de um São João, não é mesmo? Neste post traremos algumas dicas para impulsionar as vendas do seu supermercado neste período do ano. Boa ideia, não é? Então vem com a gente!



1- Entre no clima com decoração e músicas temáticas

A festa junina é marcada por um clima alegre e colorido. Por isso, a nossa primeira dica é fazer com que o cliente se sinta tão bem no seu mercado quanto ele se sentiria em uma quadrilha. Para isso decore o estabelecimento com bandeirinhas coloridas e balões e mude a playlist ambiente por músicas temáticas de quadrilha. Além de fazer com que os clientes se sintam alegres e, por isso, mais dispostos a comprar, a decoração trará um sentimento caloroso e nostálgico. Imagine que estamos todos com saudade de festejar e que o supermercado é, muitas vezes, o único lugar que diversas pessoas estão frequentando. Uma ação como essa por si só já significará muito para o cliente. Anarriê!


2- Incentive os funcionários do seu negócio a usarem roupas temáticas!



Que tal fazer uma ação interna com o seu time e sugerir que os seus colaboradores vistam-se com trajes típicos e maquiagens especiais para a celebração? Essa é uma oportunidade para eles também se divertirem com a festa ao mesmo tempo em que desempenham suas funções. Você pode distribuir chapéus de palha, fazer sorteios entre os funcionários ou ainda premiar o funcionário mais animado desta quadrilha. Gente feliz faz com que as outras pessoas fiquem felizes também! Essa é a verdadeira energia das Festas Juninas.


3- Ofereça produtos juninos preparados na hora para os seus clientes





Sabemos que no momento não é possível fazer a degustação de produtos na loja. Entretanto, o interesse por comidas juninas é algo nacional e você pode aproveitar isso como uma oportunidade de vendas. Caso o seu supermercado tenha padaria ou restaurante, valerá a pena mudar um pouquinho o cardápio de produtos. Ofereça aos seus clientes a oportunidade de comprar broa, mingau de milho, pamonha, paçoca e outros produtos de Festa Junina feitos no dia e de boa qualidade. Hummm… bom demais da conta uai! Além de irresistível essa ação é capaz de alcançar clientes que ainda não tiveram a chance de conhecer o seu negócio e que são apaixonados por comidas típicas.


4- Crie ilhas de produtos temáticos



Imagine só: você vai no mercado comprar alguns ítens básicos, como canjica, amendoim e leite condensado, para fazer uma festa junina íntima na sua casa. Chegando lá você encontra o milho de pipoca e paçoquinha ao lado da canjica. Impossível não querer levar, não é mesmo? A vantagem de se criar ilhas de produtos temáticos é que você ajuda o cliente a não esquecer nadinha do que precisa e, de quebra, o incentiva a levar mais produtos.


5- Use as redes sociais para divulgar sobre o tema e atrair mais clientes





Se você já sabe a importância das redes sociais para impulsionar suas vendas, certamente verá a festa junina como uma ótima oportunidade de engajar e entreter seus seguidores e clientes. Além de mudar o seu avatar e/ou capa da rede para um tema junino, você pode fazer postagens variadas e que falem sobre o tema.

Acompanhe algumas ideias de post:


  • Fale sobre a origem da festa junina;

  • Fale sobre curiosidades a respeito da festa;

  • Faça posts com receitas típicas para a celebração – bolo de milho, canjica, paçoca, maçã do amor, arroz doce, entre outros;

  • Ensine o passo a passo para que o cliente possa fazer uma decoração junina em casa;

  • Faça enquetes e brincadeiras que estimulem a interação com o seu seguidor. Você pode fazer “batalhas” de receitas nos stories do seu Instagram, perguntando quais são as receitas juninas preferidas dos seus clientes, entre outros.


Dica bônus!

Além de seguir as dicas anteriores, aproveite as ofertas do Mineirão Atacarejo em artigos de Festa Junina para abastecer o seu supermercado e conseguir ofertar preços atrativos para os seus clientes!


Destaque