Descubra quais tipos de arroz existem no mercado

O arroz é a base da alimentação de diversas pessoas no mundo inteiro. No Brasil, o arroz do tipo branco é o mais utilizado, porém, existem no mercado diversos outros tipos de arroz. Você provavelmente já ouviu falar do arroz arbóreo, aquele específico para fazer risoto. Ou ainda, do arroz integral, o queridinho de quem está de dieta. Dentre tantas opções, no dia a dia, a gente acaba comendo sempre o mesmo. Porém, nossa proposta neste post é te apresentar diversos outros tipos deliciosos, cada um com suas vantagens e receitas mais apropriadas. Será que você conhece todos os tipos? Continue a leitura e descubra!


Arroz agulhinha


Popularmente conhecido como arroz Branco, o arroz agulhinha é polido e por isso ganha a coloração mais clara. Neste processo é retirada a casca do arroz, fazendo com que este tipo cozinhe mais rápido que os outros. Além disso, o arroz agulhinha costuma ser menos nutritivo que os outros tipos de arroz, uma vez que a maioria dos seus nutrientes se concentram na casca.


Apesar disso, o arroz branco é ideal para diversas receitas, sendo super versátil e saboroso. Outro ponto positivo está no seu preço: ele costuma ser o mais barato do mercado.


Arroz parboilizado


Provavelmente você já passou por este tipo de arroz no mercado e não reparou. Muito comum, o arroz parboilizado possui esse nome devido à uma diferença na sua produção.


O diferencial é que este arroz é pré-cozido com casca, através de uma espécie de fervura super rápida. Após esse processo, quando todos os nutrientes da casca se transportarem para o interior do grão, o arroz é polido. Desta forma, a aparência do arroz parboilizado é muito próxima do arroz agulhinha, entretanto, ele possui mais nutrientes que a outra versão. Este arroz vai super bem em receitas como galinhada, paella ou arroz de carreteiro.


Arroz integral


O arroz integral é um cereal que não passa por nenhum processo de refinamento, ou melhor, ele não é polido e tampouco fervido como os dois anteriores. Isso significa que, além de mais nutrientes, esse arroz possui mais fibras, afinal, ele mantém a casca intacta. Outra afirmação que pode ser feita é que este tipo de arroz demora bem mais que os outros para cozinhar.


Além disso, o arroz integral se difere na cor, tendo uma coloração puxada para o marrom. Super nutritivo, esse é o queridinho das nutricionistas, sendo muito utilizado em receitas fit.


Arroz Japonês



Conhecido como arroz japonês ou arroz cateto, esse tipo de arroz possui grãos curtos e pequenos. Além disso, esse arroz é amplamente difundido na culinária japonesa, por isso o nome, e vai bem em pratos como sushi, temaki e outros. Esse arroz possui alta concentração de amido, assim, após cozido, ele fica super macio e levemente pegajoso.


Arroz arbóreo


Este é o famoso arroz de risoto. Por possuir grãos menores e recheados de amido, este arroz é a garantia de que seu risoto ficará cremoso e cheio de sabores. .


Arroz negro



Pois é, nem todo arroz é branco! Este tipo de arroz possui os grãos negros e

o sabor marcante. Rico em proteínas, fibras e minerais, este arroz é altamente nutritivo e vai bem com diversas receitas. Além disso, o arroz negro apresenta um cozimento mais demorado, o que permite maior absorvição dos sabores incorporados a ele. Ele vai bem com frutos do mar, peixes e legumes.



Arroz vermelho


Novidade no mercado Brasileiro, a demanda por arroz vermelho tem crescido com a alta de busca por opções de alimentação saudável. Isso tudo, é claro, vem da sua casca de coloração vermelha rica em ferro, zinco e fibras.



E aí, quantos desses tipos de arroz você já conhecia? Comente com a gente!


Destaque