Sustentabilidade: como fazer o descarte correto de pilhas, baterias e lâmpadas

O descarte incorreto de pilhas , baterias, lâmpadas e outros produtos eletrônicos podem causar danos inimagináveis de contaminação do solo, da água, além de apresentar um risco considerável de explosões e doenças. Sabemos que o descarte nem sempre é simples e muitas vezes acumulamos diversas baterias por não saber onde ou como descartá-las. Por isso, no nosso post de hoje falaremos um pouquinho sobre esse assunto e, de quebra, incentivamos você a adotar medidas simples de sustentabilidade. Vamos nessa?


O primeiro passo: conscientização!


Acumular pilhas e baterias inúteis pode ser uma pedra no seu sapato. Sabemos que nesse cenário, algumas pessoas acabam desistindo de descartar o material corretamente, despejando pilhas tóxicas em lixo comum não reciclado. Entretanto, tal prática pode acarretar em diversos danos não só ao meio ambiente mas às pessoas que trabalham na coleta de lixo bem como outros civis que estejam próximos a lixões e aterros sanitários.


Isso porque, ao serem descartadas juntamente com o lixo comum, pilhas e baterias sofrem ações que podem ser extremamente perigosas. Por exemplo, quando amassadas, ou quando estouram, elas deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Essa substância tóxica é extremamente danosa à saúde se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, - o que significa que ele não se decompõe - pode contaminar o solo e bacias d’água que abastecem cidades inteiras.

Além disso, pilhas e baterias podem explodir, causando um acidente que pode ser fatal, dependendo da sua magnitude. Por fim, é válido lembrar das lâmpadas, comuns em nosso dia a dia, mas que também podem causar diversos estragos ao meio ambiente.



Como fazer o descarte destes materiais?




O primeiro impulso é, naturalmente, descartar pilhas usadas e baterias arriadas no lixo comum. Entretanto, como mostramos anteriormente, tal atitude favorece a degradação de nossas cidades, rios, bacias hidrográficas além de apresentar risco à vida.


Por isso, para descartar pilhas corretamente é preciso que você as comporte dentro de um recipiente ou plástico bem firme que garanta sua proteção e isolamento. Em seguida, certifique-se de encaminhá-las para postos de coleta específicos da sua cidade. Neste site você encontrará o posto mais próximo a você, facilitando muito o seu processo de descarte. Além de pilhas, no site do eCycle você encontrará a solução sustentável para descarte de diversos outros materiais e objetos.


É válido lembrar que prefeituras de diversas cidades contam com centros de coleta, além de ser possível encontrar tais postos em lojas, farmácias e outros estabelecimentos. Independente de onde for, o importante é que você faça o descarte em locais certificados que garantirão que todo o processo seja sustentável.


Viu, só? Nem é tão difícil assim!


Nós, do Mineirão Atacarejo, apoiamos e incentivamos medidas de sustentabilidade pois acreditamos que é possível construir coletivamente um futuro mais verde e limpo para nosso planeta. Se você também acredita nessa ideia, compartilhe esse post nas redes sociais!


Destaque
Categorias