Relacionamento com o cliente: aprenda a melhorar com essas dicas

Diversas são as estratégias que devem ser adotadas para que a sua empresa cresça, gerando mais lucro ao seu investimento. Uma delas é a adoção de um bom relacionamento com os seus clientes. Será através deste relacionamento que pequenos, médios e grandes negócios garantem a fidelidade e prospecção do seu escopo de consumidores. Assim, não exagero dizer que as empresas de sucesso são aquelas que, na sua história, sempre focam em seu relacionamento com clientes, aumentando a integração e compreensão entre ambas as partes. Se você quer melhorar este aspecto do seu empreendimento, não pode perder este post. Leia na íntegra e descubra dicas indispensáveis a todo(a) empreendedor(a).


1- Começando pelo básico: não deixe o cliente na mão.


Não existe relacionamento com o cliente sem atendimento e não existe atendimento se não houver cliente. Desta forma, responder a todas as solicitações e chamados, ser sempre sincero e transparente com seu cliente, alinhar a linguagem da sua equipe de atendimento, atender reclamações, colher feedbacks, entre outros, são aspectos fundamentais para o sucesso da sua empresa neste sentido. Aqui é válido ressaltar que, mesmo uma micro empresa deverá se atentar a este fator, afinal, ninguém gosta de falar sozinho ou não ter os seus desejos alcançados.


É preciso ter em mente que um relacionamento com o cliente não é construído do dia para a noite. Como qualquer outro relacionamento, é necessário tempo. Mas lembre-se que, o primeiro passo de tudo, é realizar um bom atendimento, solícito e sem muita demora.


2- Seja empático (a)



Talvez essa seja uma das dicas mais simples, mas comumente pouco praticada nas empresas. Na hora de se relacionar com os clientes, você deve pensar justamente neles e não na venda que o seu negócio pode fechar. Pare e pense: quais são as suas reais necessidades? Se eu fosse o comprador, como eu gostaria de ser tratado? Esse passo é importante para se ter uma visão mais consolidada sobre o tratamento ao consumidor.


3- Invista na confiança


A confiança é a base de qualquer negócio. Ao investir no seu relacionamento, tenha em mente que é preciso demonstrar o quanto ele é importante. Quando você acompanha de perto tudo o que ele diz respeito, as chances de você conquistá-lo são muito grandes. Lembrar de pequenos detalhes na hora de puxar assunto ou retomar alguma conversa também pode fazer muito a diferença.


Faça com que o consumidor confie em você e não deixe-o de lado quando a compra for concluída. Para fidelizar um cliente, é necessário um trabalho diário de relacionamento próximo, nada de esquecê-lo depois de algumas semanas! Seja cuidadoso, educado e gentil.


4- Fique atento(a) aos feedbacks e busque resolver os problemas rapidamente



Se o seu cliente ficou insatisfeito com algum produto ou serviço, ao entrar em contato com ele, ofereça soluções que realmente funcionem. Se alguém faz uma compra em sua loja, por exemplo, e recebe o produto com defeito, é necessário resolver a situação o mais rápido possível.


Quando a empresa resolve o problema rapidamente, embora seu cliente possa ficar chateado com o que aconteceu, é provável que ele volte a fazer negócio com você. É por isso que ter uma área com atendentes exclusivos para solucionar o problema dos consumidores é muito importante.


5- Ofereça ofertas exclusivas



Quando você tem um bom relacionamento com seus clientes é fácil saber o que eles precisam ou desejam em determinado momento. A partir disso se torna quase intuitivo entender a importância de escutar e, sobretudo, oferecer vantagens que fidelizam ainda mais a clientela.

Uma boa oportunidade para fechar o negócio é um atrativo infalível nesse sentido. Uma boa indicação, desconto ou sugestão podem fazer toda diferença. Mas lembre-se de oferecer serviços ou produtos que ele realmente precise, não vá empurrando qualquer coisa. Faça com que o cliente estabeleça uma relação de satisfação e confiança com você.


Uma boa forma de garantir boas ofertas no seu negócio é comprando todos os produtos que você precisa de quem realmente entende de economia como o Mineirão Atacarejo.


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