Truques e receitas para fazer o pudim de leite condensado dos sonhos

O pudim de leite, sobremesa tradicional brasileira, é uma receita que, basicamente, leva apenas leite condensado, ovos e leite integral em sua composição. Apesar disso, o pudim esconde segredos e técnicas em sua execução, se apresentando em uma variedade de versões que se modificam em sabor e textura. Mesmo comum, o pudim não perde espaço de destaque no coração dos apaixonados por doce e o motivo se deve ao seu sabor caramelado e sua textura cremosa e macia. Deu água na boca? Então vem com a gente nesse post que está recheado de dicas para você que procura fazer um pudim caseiro do jeitinho que você ama!


Ingredientes e medidas para um pudim de leite condensado perfeito


Para uma receita de pudim com rendimento de aproximadamente 12 pedaços você precisará de:

  • 2 latas de leite condensado

  • 4 ovos

  • 2 ½ xícaras (chá) de leite


Além disso, para a calda de caramelo você precisará de:

  • 1 xícara (chá) de açúcar

  • ⅓ xícara (chá) de água fervente


Acompanhe agora os segredos para execução do seu pudim!


Segredo para deixar a calda caramelada sem queimar


Inicie o pudim fazendo a calda que ficará no topo da sobremesa. Para isso, inicie levando ao fogo uma chaleira com ⅓ de xícara de água ao fogo, ela vai ser usada para fazer a calda.


Para isso, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma colher, até formar um caramelo dourado e liso. É importante que você não pare de mexer e que todo o açúcar se dissolva. Em seguida, adicione ⅓ de xícara de chá de água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. A calda vai borbulhar, mas é esperado. Misture gentilmente até ficar lisa novamente. Desligue o fogo em seguida e despeje a calda em uma forma de alumínio para pudim, redonda e com furo no meio. Reserve.


Para quem ama pudim com furinhos!


Para quem ama um pudim com furinhos, o segredo está na hora de misturar os ingredientes. Acompanhe!


Primeiramente, em uma tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador. Bata os ovos sozinhos, apenas para misturar. Junte o leite e o leite condensado e bata até ficar liso.


Em seguida, transfira a massa do pudim para a forma já caramelada. Coloque a forma com o pudim dentro da uma assadeira para assar em banho-maria. Leve a assadeira com a forma ao forno pré aquecido a 180º C, e só então regue com a água fervente, até cobrir metade da fôrma do pudim. Deixe assar por cerca de 1 hora. O pudim está pronto quando a superfície estiver firme, mas com o interior ainda cremoso – ele termina de firmar enquanto esfria.


Espere o pudim amornar e leve à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.


Dica importante! Para desenformar o pudim, passe a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda. Cubra a forma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.


Agora se você quer um pudim sem furinhos…



O segredo principal para um pudim bem liso é não deixar que bolinhas se formem na hora de incorporar os ingredientes da receita. Para isso, a massa deve ser batida à mão, delicadamente, e não no liquidificador. Além disso, peneire a massa ao transferi-la para a forma e deixe descansar por uns minutos antes de ser assada. Isso garante que bolhas de ar que ainda estejam presentes sejam absorvidas. Por fim, asse o pudim em temperatura baixa – 160 ºC por cerca de 1 hora e meia. Com esses truques o seu pudim ficará bem denso e sem furinhos, um show de cremosidade!


Para quem é sensível ao “cheiro de ovo”


Se o seu problema com o pudim de leite condensado é a presença de ovos, os seus problemas acabaram! O ovo é importante para garantir a textura e consistência do pudim e, por isso, é um elemento indispensável dessa receita. Entretanto, o problema com o cheiro pode ser solucionado se as claras e gemas forem peneiradas antes de serem incorporadas aos outros ingredientes. Além disso, adicionar uma colher de café de extrato de baunilha ou raspas de laranja também ajuda e, de quebra, deixa o seu pudim especial e cheio de sabor.


Viu só? Com essas dicas, fica impossível errar na hora de preparar o pudim perfeito. Se delicie e bom apetite!