Aprenda a organizar as prateleiras do supermercado e vender mais

São muitos os fatores que seduzem o cliente a comprar um produto. Na hora da compra, até a forma como a prateleira do supermercado está organizada é importante. Por isso, selecionamos dicas valiosas para você que pretende montar o seu negócio ou dar um gás nas vendas. Aprenda a organizar as prateleiras de maneira otimizada e atrativa com as nossas dicas. Continue Lendo!

 

Por que é importante organizar as gôndolas do mercado? 

 

A organização das prateleiras do mercado contam muito para a experiência de compras do cliente. Uma disposição de produtos mal feita pode espantar compradores que não conhecem seu negócio e até clientes fidelizados. Imagine ficar horas procurando um produto referente a higiene pessoal e só encontrá-lo próximo aos enlatados, por exemplo. Parece contraintuitivo, certo? Isso porque o nosso comportamento em supermercados tende a seguir critérios que não raciocinamos, mas ainda sim, fazemos. Prateleiras bem organizadas tornam o seu negócio mais confortável para o comprador. É possível ainda aperfeiçoar a gestão do estoque e otimizar a utilização do espaço. Ou seja, com a organização adequada, o seu lucro pode crescer muito. 

 

Como organizar as prateleiras? 

 

Primeiramente é necessário conhecer as formas de organizar as prateleiras. Assim, ficará muito mais fácil bolar a melhor estratégia de organização. As gôndolas são classificadas entre 4 categorias: 

 

  • Vertical: esse tipo de prateleira facilita a percepção dos produtos, pois, conforme o cliente caminha pelo supermercado, ele se depara com produtos aparecendo naturalmente em seu campo de visão.

 

  • Horizontal: são mais difíceis de serem utilizadas e podem inclusive serem a forma menos eficiente de dispor produtos. Esse tipo de gôndola pode diminuir o impacto visual fazendo com que alguns produtos se passem despercebidos pelo cliente.

 

  • Em blocos: essa estratégia é muito aplicada em salgadinhos industrializados, biscoitos, iogurtes e produtos de limpeza. nesse tipo de gôndola as mercadorias ficam organizadas por blocos conforme produto e marca. 

 

  • Por datas sazonais: a organização por datas sazonais é utilizada para aumentar as vendas em datas comemorativas como Festa Junina, Natal,  Páscoa, Carnaval e outros. Essa estratégia é muito eficiente para aumentar as vendas no período de festas nacionais e locais. 

 

Como posicionar os produtos nas prateleiras ? 

 

Alguns fatores devem ser levados em conta na hora de posicionar os produtos nas prateleiras do mercado. Peso, demanda, rotatividade, volume de vendas, entre outros são pontos chave na hora da organização estratégica. Entenda o que colocar em cada nível da gôndola: 

 

  • acima da cabeça — nesta posição os produtos possuem pouca visibilidade e, por isso, possuem pouca saída. Evite colocar novidades do mercado ou produtos perecíveis neste ponto. 

 

  • altura dos olhos — esse é o local de destaque e, por isso, deve ser reservado aos itens mais lucrativos e com maior demanda. Além disso, é interessante posicionar nessa altura produtos de compra por impulso, como chocolates, doces, etc. 

 

  • linha da cintura —assim como na altura dos olhos, a linha da cintura é uma prateleira dentro do campo de visão do cliente. Posicione mercadorias de alta rotatividade e lucro. 

 

  • abaixo da cintura — essa prateleira é interessante para alocação de mercadorias com menor preço e alta rotatividade. Isso porque, mesmo não estando no campo de visão da clientela, esses produtos serão procurados e levados por serem essenciais. 

 

  • no chão — no nível do chão devem ser destinados os produtos mais pesados. Essa estratégia evita desperdícios com deslocamento, além de evitar acidentes no seu supermercado. 

 

Outras dicas importantes

 

Conhecer o seu cliente é a melhor forma de ter clareza sobre qual a melhor estratégia para o seu negócio. Observe sempre os hábitos de compra dos consumidores. Uma boa forma de fazer isso é analisar os pontos de maior circulação de pessoas e os produtos de maior demanda no mercado. Chamar a atenção das crianças pode ser outra boa  forma de aumentar o lucro: muitas vezes elas convencem a família a comprar um produto que não seria levado. Certifique-se de posicionar produtos atrativos para o público infantil em uma altura que prestigie seu campo de visão. Por último, lembre-se que a fila do caixa é sua última chance de vender algo. Produtos pequenos como chocolates, doces, lâminas de barbear, isqueiros, entre outros são atrativos e podem convencer o cliente a uma última aquisição. 

 

Lembre-se: investir no planejamento e organização do seu empreendimento pode ser muito lucrativo! Continue acompanhando as nossas redes sociais para mais dicas e ofertas! 

 

 

 

 

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