Novidade nos rótulos: saiba o que vai mudar

Foi aprovado pela ANVISA, uma norma que estabelece novas regras de padronização para os rótulos de alimentos e bebidas industrializadas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é o órgão brasileiro que regula medicamentos, alimentos, agrotóxicos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária.



A nova regra promete melhorar a visualização de informações importantes para o consumidor. Além disso, a nova rotulagem pretende reduzir situações que poderiam gerar engano a respeito das informações nutricionais dos produtos. Quer saber mais sobre as mudanças nos rótulos? Leia o post completo!


Rótulo nutricional frontal: símbolo de lupa

O símbolo de lupa na parte frontal dos rótulos é uma das mudanças mais importantes. Ela diz respeito a concentração de componentes nocivos à saúde contidos do alimento ou bebida. Segundo a nova norma, haverá uma lupa ilustrando as embalagens de produtos com alto teor de açúcares, gorduras saturadas e sódio. A proposta é que o símbolo da lupa fique bem visível, por isso, deverá ser aplicado na frente do produto, na parte superior.



novo rótulo novo padrão lupa alimentos brasil rotulagem

Divulgação Anvisa/SAÚDE é Vital


Acompanhe os valores máximos para cada um dos três componentes que poderão aparecer na lupa:


Açúcares adicionados

O produto estampará a lupa se tiver:

Quantidade maior ou igual a 15 g de açúcares adicionados por 100 g do alimento (sólido).

Quantidade maior ou igual a 7,5 g de açúcares adicionados por 100 ml do alimento (líquido).


Gorduras saturadas

O produto estampará a lupa se tiver:

Quantidade maior ou igual a 6 g de gorduras saturadas por 100 g do alimento (sólido).

Quantidade maior ou igual a 3 g de gorduras saturadas por 100 ml do alimento (líquido).


Sódio

O produto estampará a lupa se tiver:

Quantidade maior ou igual a 600 mg de sódio por 100 g do alimento (sódio).

Quantidade maior ou igual a 300 mg de sódio por 100 ml do alimento (líquido).



Mudanças na tabela nutricional




A tabela nutricional, bem conhecida pelos brasileiros, também sofrerá mudanças. Para facilitar a leitura, ficou estabelecido que as tabelas de informação nutricional sejam escritas com letras pretas e fundo branco. Dessa forma, a nova regra facilita a visualização, cálculo e comparação da quantidade de açúcares contida no produto em relação a outros similares.


Quando as mudanças serão aplicadas?


Como a nova regra de rotulação atinge praticamente todo o mercado, os prazos variam de acordo com o tipo de produto e o tipo de produção, acompanhe a seguir os prazos e fique atento às mudanças!

A norma entrará em vigor após 24 meses da sua publicação, ou seja, a partir de outubro de 2022. Além disso, fica estabelecido que, produtos que se encontrarem no mercado na data em que a norma entra em vigor, terão ainda 12 meses para adequarem sua rotulagem à norma.


A regra também estabelece que os alimentos fabricados por agricultores familiares ou pequenas empresas terão 24 meses a mais para adequarem a rotulagem, ou seja, 48 meses no total. Já que a mudança pode representar maior dificuldade para pequenos empresários.


Por fim, fique tranquilo: caso você tenha mercado ou armazém, os produtos fabricados até o final do prazo de adequação poderão ser comercializados até o final do seu prazo de validade.

Destaque
Categorias

Copyright © 2017 DMA Distribuidora S/A. Todos os direitos reservados

  • Instagram - Mineirão Atacarejo
  • Facebook - Mineirão Atacarejo
  • YouTube - Black Circle