Aprenda fazer massa fresca em casa

O dia das mães está chegando e com ele vem a vontade de demonstrar todo o nosso amor e carinho por elas. Guerreiras, nossas mães são responsáveis pela nossa alimentação desde a infância, agora, nada melhor do que devolver esse carinho, não é mesmo? A massa de macarrão fresca, feita em casa, é uma excelente ideia para celebrar em almoços especiais como esse. Afinal, tem coisa mais charmosa e carinhosa do que preparar um prato do zero? Mesmo se você não for um expert da cozinha vai conseguir fazer essa receita de massa fresca com facilidade!


Primeiro, vamos preparar a massa e em seguida te ensinaremos a transformar esta mesma massa em pratos diferentes. Ela vira lasanha, espaguete, pappardelle e pode ser preparada com diversos molhos. Já pensou fazer do seu domingo um festival de massas italianas? Incrível, né! Leia o post completo e descubra truques para arrasar no almoço de domingo.


Receita de massa fresca:

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g)

  • 4 ovos

  • 3 colheres (chá) de sal

  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada


Modo de preparo:


Primeiramente, em uma tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro. Em outra tigela, quebre um ovo de cada vez e misture as gemas com as claras com um garfo. Transfira o ovo batido para o centro da tigela com farinha. Aos poucos, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela, em sentido horário.

Assim que a farinha incorporar os ovos, misture e amasse com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia - isso leva cerca de 15 minutos. Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.



Agora, prepare uma assadeira polvilhada com farinha de trigo e reserve. Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 5 L de água para ferver.



Polvilhe a bancada de trabalho com um pouco de farinha. Desembale a massa, transfira para a bancada e, com uma faca, divida a massa em 4 partes. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada e, com o rolo de macarrão ou com uma garrafa de vidro limpa e esterilizada, abra uma das partes da massa formando um retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm - a massa deve ficar bem fina.



Para fazer o talharim, polvilhe farinha sobre a massa e corte em fatias de cerca de 0,5 cm; solte os fios e transfira para a assadeira polvilhada com farinha. Repita com o restante da massa.



Assim que a água ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e acrescente a massa. Misture com um garfo apenas para soltar os fios e deixe cozinhar por cerca de 7 min até ficar al dente. Assim que estiver cozido, passe o macarrão por um escorredor e deixe escorrer bem a água. Transfira o macarrão para uma travessa e sirva a seguir com o molho de sua preferência. A seguir traremos algumas ideias de molhos e outros formatos para a sua massa!


Molho branco simples

  • 4 colheres (sopa) de manteiga

  • 8 colheres (sopa) de farinha de trigo

  • 1 litro de leite quente

  • sal e noz-moscada moída na hora a gosto


Primeiramente, numa panela derreta a manteiga, cuidado para que ela não queime. Depois acrescente a farinha e deixe dourar. Tire a panela do fogo e misture aos poucos o leite, sem parar de mexer, para que o molho fique lisinho. Depois de dissolvida toda farinha, tempere com sal e noz-moscada mexendo sempre. Cozinhe por cerca de 10 a 15 minutos em fogo baixo até formar um creme e está pronto. Adicione queijo parmesão ralado no final se preferir.




Molho ao sugo

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

  • 3 dentes de alho

  • 1 cebola

  • 4 tomates sem pele e sem semente, cortados em cubos médios

  • 1 ½ xícara de água

  • Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto


Primeiramente, refogue o alho e a cebola no azeite até dourarem. Em seguida adicione os tomates picados e refogue bem. Tempere com sal, orégano e pimenta a gosto. Mexa mais um pouco e acrescente a água. Deixe o molho cozinhar por aproximadamente 10 minutos em fogo médio e estará pronto.



Molho pesto de manjericão

  • 4 dentes de alho

  • 1 colher (chá) de sal

  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco

  • 3 colheres (chá) de nozes

  • 100 g de queijo parmesão ralado

  • 1/2 xícara (chá) de azeite

  • pimenta-do-reino a gosto


Para preparar o molho pesto não é necessário utilizar o fogão. Basta bater todos os ingredientes no processador até que vire uma pasta e está pronto. Fica bem com massas, pães e carnes. um sucesso absoluto!




Outras formas de usar sua massa fresca…


Como foi dito anteriormente, essa massa serve como base para diversas outras receitas. Para isso basta cortá-la de acordo com o preparo que você deseja. Para transformá-la em lasanha basta cortar a massa em retângulos, cozinhar a massa rapidamente e em seguida montar as camadas com molho branco, molho ao sugo muçarela e presunto.


Para fazer ravioli basta abrir a massa, rechear com carne moída refogada, frango desfiado, presunto ou ricota fresca, adicione outra camada de massa para fechar o ravioli e corte em quadradinhos. Ele precisa do mesmo tempo de cozimento que o macarrão talharim e fica bem com qualquer molho.


Viu só? Mesmo quem não entende nada de cozinha pode fazer um prato digno de restaurante com esse passo a passo. Bom apetite!


Destaque
Categorias