10 dicas práticas para a limpeza de casa

 

 

Se tem uma coisa que pode causar discórdia na família é a limpeza de casa. Sempre tem aquele obcecado por limpeza e organização, e aquele que não dá a devida atenção a isso. E na hora de dividir as tarefas? Ninguém quer pegar o banheiro ou os estofados. Sabemos que esse é um momento delicado na rotina doméstica e, por isso, separamos para você 10 dicas para facilitar a sua vida e te ajudar quando a temida faxina de casa chegar. Confira!

 

Limpar a geladeira

 

Limpar a geladeira é um dos momentos mais importantes da limpeza de casa, já que é lá que ficam guardados os alimentos, mas também é um dos mais difíceis. Por isso, temos um truque que pode ser muito útil: lave muito bem o interior da geladeira com água morna e detergente, e depois passe um pano úmido com bicarbonato de sódio em toda a área para desinfetar. A técnica vai evitar o mau cheiro e bactérias.

 

Limpar móveis estofados

 

Quando for limpar seus móveis estofados, o ideal é que você escolha um dia ensolarado para o serviço, uma vez que os raios solares ajudarão a remover odores, fungos, umidade e terão uma ação antiséptica. Um método bastante eficaz de limpar esse tipo de material é polvilhar bicarbonato de sódio pelo estofado e, após aguardar 20 minutos, remover o excesso de pó, borrifar vinagre branco. Por fim, deixe secar ao sol.

 

Limpar telas de televisão e computador

 

As telas de aparelhos como televisores e computadores são muito sensíveis, portanto, todo cuidado é pouco na hora de limpá-las. Mas existe um truque infalível e que provavelmente você nunca ouviu falar: para remover todo o pó da superfície das telas, basta passar delicadamente um coador de café em toda a área a ser limpa. Pronto! Toda a sujeira ficará aderida ao coador. Fácil, não é?

 

Eliminar manchas de louças

 

É bem comum que alimentos de cores fortes, como beterrabas, por exemplo, deixem as louças e pratos com leves manchas. Para retirá-las, você pode usar uma "pasta" feita com bicarbonato de sódio e água. Basta esfregar suavemente até a mancha se remover.

Essas manchas também podem aparecer em frigideiras, mas nesse caso o método de limpeza é diferente: para deixar a frigideira brilhando, é só usá-la para ferver um pouco de vinagre e depois limpá-la com bicarbonato de sódio.

 

Limpar o banheiro

 

Há algo mais assustador durante a limpeza de casa do que o momento de limpar o banheiro? O ambiente é provavelmente o mais difícil de limpar entre os cômodos da casa, por causa de seus vários cantos, os objetos de porcelana que exigem cuidados especiais e o piso de cerâmica, que pode resultar em acidentes quando molhado. Mas, de qualquer forma, não tem como deixar de limpá-lo, não é? Então é melhor fazer da forma mais simples e eficaz.

Para limpar as paredes, prepare uma mistura de bicarbonato de sódio com água quente e aplique-a sobre os azulejos com a ajuda de uma escova. Já para a limpeza da pia e vaso sanitário, utilize vinagre de maçã. Deixe-o de molho por algumas horas e enxágue para retirar todos os resíduos.

Para prolongar os efeitos da limpeza, borrife vinagre branco de álcool na área a cada dois dias.

 

Limpar liquidificador

 

Por causa das lâminas, o liquidificador pode ser um objeto complicado e até perigoso de limpar. Para remover a sujeira rapidamente, bata em alta velocidade alguns cubos de gelo, água morna e detergente. Em poucos minutos você terá copo e lâminas limpinhos, e sem precisar se preocupar com possíveis acidentes.

 

Limpar as bocas do fogão

 

Para remover as manchas e deixar as bocas do fogão brilhando, misture bicarbonato de sódio, algumas gotas de água oxigenada e água, preparando uma "pasta" densa. Aplique-a sobre a sujeira e deixe agir por até dez minutos. Para finalizar, esfregue com uma esponja.

 

Limpar superfícies de granito

 

Quem não ama uma mesa ou um piso de granito na casa? A pedra dá um ar refinado ao ambiente, além de ser linda. Mas, claro, só funciona se estiver bem limpinha. O granito demanda atenção na hora da limpeza, porque qualquer descuido pode causar manchas, riscos ou outros danos à superfície da pedra.

Um truque para otimizar a limpeza das suas peças de granito é preparar uma mistura com duas xícaras de água, ¼ de xícara de álcool e cinco gotas de sabonete líquido. Espalhe essa solução por toda a superfície e depois seque, delicadamente, com um pano limpo.

 

Limpar rejuntes dos azulejos

 

O rejunte, ou seja, aquele pequeno espaço entre um azulejo e outro, é um lugar muito favorável à proliferação de lodo e limo. Para manter os rejuntes limpos aposte em uma mistura que leve água oxigenada 10 volumes e bicarbonato de sódio. Para auxiliar na eliminação da sujeira, utilize uma escova de dentes ou esponja.

 

Limpar persianas

 

Para limpar as persianas das janelas de uma forma simples e prática, busque na cozinha aqueles pegadores de macarrão ou salada e embrulhe-os em um pano úmido. Achou estranho? Calma, essa dica é realmente ótima: com as pontas dos pegadores, deslize levemente o pano sobre as persianas. Essa técnica vai remover toda a poeira de suas persianas.

 

Agora é a hora de colocar as nossas dicas em prática na sua limpeza de casa e, depois, contar pra gente nas nossas redes sociais qual foi o resultado. Estamos tão ansiosos quanto você!

 

Share on Facebook
Please reload

Destaque

O Mineirão Atacarejo chega em Itajubá

1/1
Please reload

Categorias
Please reload

Copyright © 2017 DMA Distribuidora S/A. Todos os direitos reservados

  • Facebook - Mineirão Atacarejo
  • Instagram - Mineirão Atacarejo