Intolerância à lactose: 5 formas de substituir o leite de vaca

Você já sentiu inchaço, dores no estômago, gases ou outros desconfortos gastrointestinais após consumir leite ou derivados? Bom, se a resposta for sim com frequência, você provavelmente sofre de intolerância à lactose. Essa condição é causada pela incapacidade do organismo em produzir lactase, a enzima responsável pela digestão da lactose. A intolerância ao leite de vaca e derivados não é uma doença, mas uma carência do organismo e pode ser identificada por médicos através de um acompanhamento dos sintomas ou exame de sangue.


Seja você Intolerante à lactose ou não, certamente esse post mudará a sua vida! Selecionamos diversas receitas de leites vegetais alternativos para quem quer substituir o leite de vaca. Além de super saborosas, essas receitas são tão simples quanto abrir uma caixinha de leite. Dúvida? Então vem com a gente e descubra!



Leite de aveia


Ingredientes:

  • 2 xícaras de aveia (em pó ou flocos)

  • 4 xícaras de água

Modo de preparo:

Esse preparo é pá-pum e tem apenas dois passos. Para fazê-lo, comece batendo a aveia com a água no liquidificador. Após bater bem, coe o leite com uma peneira fina e utilize em receitas e preparos em seguida. O leite de aveia dura até 4 dias na geladeira e pode ser utilizado inclusive em pratos salgados, garantindo uma cremosidade incomparável!


Leite de amendoim


Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícaras (de chá) de amendoim cru e com casca

  • 1 litro de água filtrada


Modo de preparo:

Primeiramente, lave os amendoins utilizando uma peneira para isso. Em seguida, transfira os amendoins para uma bacia, cubra com água filtrada e deixe descansar por 12 horas. Passado o tempo de descanso, escorra a água e lave rapidamente os amendoins.


Transfira os amendoins para uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio até ferver. Desligue o fogo. Escorra toda a água e bata os amendoins no liquidificador com 1 litro de água filtrada. Coe o leite com uma peneira fina e está pronto! Este leite dura até 5 dias na geladeira e pode ser utilizado no lugar do leite de vaca em qualquer receita.


Leite de coco



Ingredientes:

  • Carne de 1 coco seco inteiro

  • 1 litro de água quente


Modo de preparo:

Primeiramente descasque o coco seco, retire a carne (polpa) e rale. Em seguida, bata o coco ralado no liquidificador com 1 litro de água fervente e coe em uma peneira fina. Este leite dura entre 3 e 4 dias na geladeira e fica uma delícia em vitaminas e bebidas com café e/ou cacau em pó.



Leite de inhame


Ingredientes:

  • 1 inhame

  • 3 copos grandes de água

Modo de preparo:

Primeiramente, descasque, pique e cozinhe o inhame. Em seguida, bata o inhame bem no liquidificador com a água. Para finalizar, peneire o leite em uma peneira de pano bem fina para que não fique nenhum pedaço. Mesmo aqueles que não gostam muito da raiz se surpreendem positivamente com o sabor e textura do leite de inhame. O leite de inhame é rico em ferro e tem durabilidade de até 4 dias quando conservado na geladeira.



Leite de amêndoa



Ingredientes:

  • 1 copo de amêndoas

  • 3 copos de água


Modo de preparo:

Primeiramente, deixe as amêndoas de molho em água por aproximadamente 12 horas. Após o tempo de demolho, descarte a água e bata as amêndoas com 3 copos de água limpa no liquidificador e coe. O leite de amêndoas é perfeito para todos os preparos além de ser leve e super saboroso.



Gostou das nossas receitas? O consumo de leite vegetal contribui para uma digestão mais leve e com mais fibras. No Mineirão Atacarejo você encontra tudo que precisa para fazer o seu leite além de diversas opções de leites vegetais já prontos. Dê uma chance e se surpreenda!


Destaque
Categorias