Finger food, canapés e outros petiscos para festas de fim de ano





As festas de fim de ano são um ótimo momento para experimentar receitas e surpreender a família. A descontração e o clima festivo pedem comidas à altura. Pensando nisso, dedicamos esse post às finger foods, um jeito descontraído de apresentar os pratos em pequenas porções e que deixam todo mundo mais à vontade. Afinal, além de não compartilhar o mesmo prato, elas são uma explosão de sabores em uma só mordida. Leia o post completo e descubra!


O que significa o termo “finger food”


Finger food é um termo inglês que significa, em tradução livre, algo como “comer com os dedos”. Assim, as finger foods são comidas e aperitivos pequenos, para comer com a mão mesmo, geralmente servidos em mini cumbucas, copinhos, pratinhos, palitinhos, entre outros. No Brasil as finger foods são conhecidas popularmente como “aperitivos” ou “petiscos”. Seja como for, as finger foods são entradas perfeitas para as festas de fim de ano.




Ideias de finger food para fazer no palito




  • Espetinho à margherita: para essa finger food você vai precisar de Tomatinho cereja, muçarela em cubinhos e folhinhas de manjericão. Tempere os tomatinhos partidos ao meio com sal, pimenta do reino e azeite de oliva. Tempere o queijo com orégano e pimenta do reino a gosto. Para finalizar, bata intercalar tomatinho, folha de manjericão e queijo.


  • Espetinho de salaminho agridoce: Para este preparo você vai precisar de salaminho tipo italiano fatiado, mel, e figo in natura. Parta os figos e regue com um pouco de mel. Em seguida, monte palitos com uma fatia de salaminho e um pedaço de figo. Apesar de simples, essa receita é super refinada.


  • Almôndega enrolada com bacon: Neste preparo, faça almôndegas utilizando carne moída, sal, pimenta do reino e folhinhas de hortelã a gosto. Envolva as almôndegas com uma fatia bem fina de bacon, espete com um palito para que não solte, e leve para assar em fogo alto até que ela esteja com uma coloração dourada.


Ideias de finger food na cumbuquinha



  • Escondidinho de carne seca: O escondidinho de carne seca vai purê de mandioca, carne seca dessalgada, desfiada e refogada. E queijo para gratinar. “Esconda”a carne seca entre duas camadas de purê e finalize com queijo para gratinar. Fácil, né?


  • Fricassê de frango: O clássico dos almoços de domingo é uma excelente pedida em porções individuais. O fricassê leva peito de frango desfiado e refogado, creme de milho, muçarela e batata palha. Misture o creme de milho com o frango, transfira para as cumbucas individuais e finalize com queijo e batata palha. Um sucesso!


  • Ceviche: ceviche é uma espécie de salada composta por peixe branco cru, pimentões coloridos, cebola roxa e suco de limão, azeite e tempero a gosto. Pique todos os ingredientes em cubos uniformes. Junte tudo e tempere com o limão, azeite e sal e pimenta. Sirva em porções individuais em cumbucas ou copinhos de shot.


Ideias de finger food com torradas:




  • Torrada com cream cheese, presunto de parma e mel

  • Torrada com queijo minas, requeijão e goiabada

  • Torrada com azeite, molho de tomate, muçarela e manjericão

  • Torrada com patê de azeitona preta e folhinhas de funcho

  • Torrada com cream cheese, lascas de salmão e raspas de limão

  • Torrada com tomate seco e cheiro verde



Gostou? No Mineirão atacarejo você encontra as melhores ofertas para preparar uma celebração incrível. Compartilhe essa ideia ;) Feliz Ano novo!


Destaque
Categorias