Estratégias para organizar o estoque do seu supermercado

Um estoque bem organizado traz vantagens que abarcam não só o dono de um negócio, mas também, funcionários e clientes. A tarefa não é simples e exige um determinado tipo de organização e controle que só será possível com atenção e prática. Se você está pensando em abrir um estabelecimento, as dicas que traremos a seguir serão de extrema validade para que você se guie nos processos importantes para um bom controle de estoque. Em outro caso, se você já é dono de supermercado há mais tempo, as dicas te ajudarão a rever os seus hábitos e repensar protocolos de organização a fim de obter um controle de estoque mais otimizado. Leia o post completo e descubra como!


A importância de um estoque otimizado


Na sua vida doméstica você deve saber que excesso de produtos no armário ou geladeira podem significar desperdício. Levando essa afirmação ao contexto dos negócios, um estoque em que os produtos não são regulados de acordo com as entradas e saídas, representa um alto risco de prejuízos.


Boa vontade e atenção são importantes, nesse sentido, porém, sozinhas não são suficientes. Investir em mão de obra qualificada e em sistemas de gestão de estoques pode ser um caminho que a sua empresa precisará percorrer a medida em que o seu negócio cresce. Acompanhe detalhadamente a seguir.


Tenha controle sobre o inventário





Toda empresa varejista precisa lidar com dois problemas específicos pertinentes ao gerenciamento do estoque: o excesso ou a falta de produtos no inventário. Ambas as situações causam prejuízos uma vez que a falta de produtos pode afastar novos clientes, da mesma forma que o excesso pode levar ao descarte de alimentos.


Sem um registro do fluxo de mercadorias, não é possível conhecer as demandas do estabelecimento. Sem entender as necessidades de seus consumidores, a equipe de compras não tem parâmetros confiáveis para se basear na hora de repor o estoque. Assim, se ao fazer compras para o seu lar uma lista é necessária, o mesmo ocorre ao se fazer compras para um supermercado ou outro estabelecimento varejista.


Considere adquirir um sistema de gerenciamento de estoque


Um sistema de gestão é a melhor opção para gerir um estoque grande, uma vez que ele automatiza tarefas complexas e que podem ser passíveis de diversos erros ao serem feitas por humanos.





Com ele você acompanha as mudanças no estoque, fornece permissões aos funcionários que darão baixa nos itens, além de saber com antecedência quais itens mais comprados, quais estão com a data de validade próximas ao vencimento, quais devem ser comprados de novo, entre outros. Se os fluxos do seu mercado são dinâmicos é hora de considerar a implementação de um sistema de gerenciamento de estoque.



Mas afinal, como escolher um sistema de gerenciamento?


Algumas considerações devem ser feitas a respeito do sistema e elas devem ter a ver com as suas aspirações, anseios, problemas e as soluções que busca encontrar. A seguir, acompanhe 4 dicas para ajudar nesse processo:


Pesquise: Pergunte sobre os sistemas dos parceiros, procure na internet e assista vídeos informativos sobre sistemas de gestão de estoque.

Segurança: Prefira os sistemas que armazenam em nuvem, pois há mais segurança dos dados. Ser armazenado na nuvem significa que o seu sistema de controle de estoque, aconteça o que acontecer, sempre terá os dados salvos e disponíveis para consulta. Para acessar a nuvem, entretanto, é preciso haver sinal de internet, o que não é um problema nos dias atuais. Assim, sistemas na nuvem podem ser a melhor opção em questão de segurança.

Tenha dados na palma da mão: opte por softwares com versão mobile, eles dão mais liberdade para gerenciar seu negócio.

Leia com atenção! Leia sobre quem já usa esses sistemas, esses relatos são fáceis de achar no Google, Redes Sociais, Reclame Aqui, entre outros.


Esses sistemas de gestão dão dados precisos que lhe guiarão na hora do planejamento, seja de compras, da criação de promoções ou mesmo nas atividades diárias de reposição, dentre outros.


Faça balanços de mercadorias periodicamente


O balanço periódico é o conjunto de ações realizadas de tempos em tempos, geralmente a cada bimestre, com fim de ajudar a equipe de gestores a visualizar um panorama amplo sobre a composição do estoque.


Será através desse balanço que será possível ter mais compreensão a respeito de problemas que ocorrem na seção de armazenamento de mercadorias, como avarias, furos e obsolescência, por exemplo.





Como você viu neste artigo, quando o controle de estoque de supermercado é realizado com base em um bom planejamento, considerando as particularidades de cada produto e a demanda da loja, é possível reduzir o desperdício e aumentar a lucratividade, já que a empresa não correrá o risco de ter produtos parados ou em falta no inventário.


Agora que você já conhece as melhores práticas sobre como fazer o controle de estoque do supermercado, aproveite as ofertas do Mineirão Atacarejo para o reabastecimento do seu varejo!