Mulheres empreendedoras: dicas de sucesso

O empreendedorismo é uma tendência global em ascensão e parte importante deste cenário é formado por mulheres empreendedoras. Elas estão dispostas a crescerem juntas com os seus respectivos empreendimentos. Assim, ter autonomia financeira é parte essencial para que as mulheres possam obter independência e segurança. Elas crescem e a sociedade se desenvolve junto. Por isso, nosso post especial de Dia Internacional das Mulheres é para todas aquelas que se arriscam neste setor. Quer saber um pouco mais sobre o tema? Então acompanhe as nossas dicas de sucesso para você!


Cenário do Empreendedorismo Feminino no Brasil


Segundo dados do SEBRAE, no Brasil, há cerca de 9,3 milhões de mulheres empreendedoras, sendo 45% delas são chefes de família, ou seja, são responsáveis pela principal, muitas vezes, única renda de seus lares.


Um dado relevante levantado nesta pesquisa diz respeito, ainda, sobre as motivações por trás deste espírito empreendedor. Segundo o levantamento, as brasileiras empreendem principalmente devido à necessidade de ter outra fonte de renda ou para alcançar a sonhada independência financeira. Assim, ter um negócio próprio ajuda milhares de mulheres no sustento de suas famílias, além de colaborar para que elas obtenham a independência financeira de seus companheiros, por exemplo.


De tal forma, empreender pode ser um passo inicial para que elas consigam mais mobilidade, ascensão social, política e autonomia. Se você é mulher empreendedora, ou que pretende empreender, não deixe de conferir essas dicas. Vem com a gente!

Invista em tecnologia!


Como já foi dito anteriormente aqui no Blog, no que diz respeito à administração do seu negócio, é extremamente importante apostar em tecnologias para conseguir um melhor desempenho.


Planilhas e sistemas de gestão de produtos e funcionários são soluções inteligentes, guiadas por dados e que garantem um maior embasamento para a sua tomada de decisões Além disso, ter um controle de informações de caixa e estoque ajuda a manter a administração financeira mais conectada, auxiliando no crescimento da sua empresa e evitando desperdícios e prejuízos.


Assim, com a gradativa otimização dos lucros da sua empresa, fica mais fácil garantir um preço mais acessível e atrativo em comparação com a concorrência. Falando em concorrência…


Divulgue o seu produto nas redes sociais!

A internet pode e deve ser uma aliada para atrair e fidelizar clientes. O mundo digital tem feito cada vez mais parte do dia a dia das pessoas, assim, a ausência da sua empresa nos meios digitais pode ser um fator decisivo para que a concorrência se sobressaia em relação ao seu negócio. Invista em marketing digital para divulgar serviços e produtos. Além disso, as redes sociais te ajudam a manter um bom relacionamento com o seu público, garantindo que você aprenda mais sobre os pontos fracos e fortes da empresa, além de estreitar as barreiras para que o cliente se sinta ouvido.


Mesmo que você não possua capital para iniciar uma estratégia de marketing digital robusta, vale a pena investir um pouco dos lucros para divulgação do seu negócio na internet. Faça posts interessantes nas redes sociais, divulgue informações importantes sobre o seu empreendimento e não deixe de interagir com seus clientes.


Faça parcerias potentes com outras mulheres empreendedoras!



Ninguém cresce sozinha e isso é fato. Por isso, fazer alianças e parcerias com outras mulheres empreendedoras é uma dica de ouro. Isso não significa, entretanto, que você deva fazer acordos com a concorrência, mas com pessoas que ofereçam serviços e/ou produtos que podem complementar o seu.


Vamos supor que você tenha um buffet de festas. Trocar indicações com outras empreendedoras como uma florista, uma fotógrafa ou uma costureira pode ser muito frutífero para todas uma vez que esses serviços geralmente são contratados juntos. Assim, quando um cliente chega até uma dessas profissionais a procura de um serviço, as outras poderão se beneficiar da indicação. Essa rede de apoio ajuda a alavancar o seu empreendimento e a divulgar a sua empresa.


Tenha bons fornecedores!




Por fim, somando todas as dicas anteriores, uma boa forma de assegurar lucros é ter bons fornecedores. Por isso, é essencial que você escolha fornecedores que tenham os preços mais atrativos do mercado para que seja possível ofertar produtos de qualidade e com valor chamativo para os seus clientes.


A economia, entretanto, não pode representar uma queda da sua qualidade. Fazer pesquisas de mercado podem contribuir para que o seu produto final fique mais barato e mais interessante. Faça estoque de produtos em promoção ou ofereça descontos relâmpago para atrair clientes novos. A combinação dessas ações garantem que você e a sua empresa prosperem, Que tal botar a mão na massa?



No Mineirão Atacarejo você encontra as melhores ofertas em produtos de supermercado para atacado e varejo para você que empreende em casa e no trabalho. Passe em uma de nossas lojas e confira!


Destaque
Categorias