Dicas práticas para ter uma alimentação saudável


O ano começou e com ele vem a vontade de tirar da gaveta projetos e novos propósitos. Certamente, uma vida mais saudável faz parte desse hall de mudanças que fazemos em busca de sermos uma versão melhor de nós mesmos. Sabemos também que as responsabilidades do dia a dia podem atrapalhar na busca por uma alimentação saudável. Pensando nisso, neste post, selecionamos dicas práticas para que a alimentação saudável faça parte do seu dia a dia sem estresse. Afinal, mudanças não precisam ser radicais e devem corresponder à sua realidade. Leia o nosso post completo e descubra dicas que cabem na sua rotina!


Beba bastante água

Beber ao menos 2 litros de água por dia é essencial para o bom funcionamento do organismo. Além disso, a água atua no nosso organismo propiciando uma espécie de limpeza, hidratando nossa pele, e transportando vitaminas e minerais até as células de todo nosso corpo. Para quem não é adepto ao hábito de beber água, a dica de ouro é estar sempre com uma garrafinha por perto. Além de não esquecer de beber água, você vai adquirir o hábito de beber sempre.



Mastigue devagar

A pressa é uma das maiores vilãs da boa alimentação. Isso porque, ao comer rápido, mastigamos pouco o alimento, o que dificulta a digestão e aumenta o sono após a refeição. Outro ponto negativo considerável é que, ao comer rápido, acabamos comendo mais. Por isso, sempre que possível, almoce acompanhado(a) de outra pessoa para que a refeição seja prazerosa e mais saudável.



Dê preferência aos alimentos integrais

Atualmente no mercado já é possível encontrar diversos alimentos na versão integral. Os alimentos como macarrão, arroz, pão, etc, em sua versão integral, podem substituir os nossos velhos conhecidos sem dificuldade. Eles são mais saudáveis por não contar a farinha de trigo branca, uma farinha extremamente processada e com a quantidade de nutrientes reduzida. Se você ama massas, dê uma chance para os alimentos integrais!



Consuma frutas todos os dias

As frutas são fortes aliadas da alimentação saudável. Práticas de comer, afinal, elas já vêm prontas da natureza, as frutas são versáteis e podem ser incluídas em saladas, sucos e vitaminas. Bateu uma fominha fora de hora? Vá de fruta e seja feliz!



Prepare a sua alimentação da semana com antecedência

Sabemos que a rotina pode ser um empecilho na hora de viver de maneira mais saudável. Isso porque, a falta de tempo e os horários desregulados acabam nos lançando em direção aos lanches rápidos como salgados e fast foods. Por isso, fazer um planejamento com antecedência é essencial para que você não repita este ciclo. Prepare marmitinhas para a semana com frutas, grãos e legumes pré-prontos para esquentar. O clássico arroz e feijão carne e salada/legumes não tem erro e possui todos os nutrientes necessários para a boa saúde. Além de economizar muito $, você sentirá diferença na sua disposição no dia a dia.



Lembre-se que se alimentar bem não é passar vontade!


Sentir vontade de comer um chocolatinho, pizza ou um doce é comum. Esses alimentos são gostosos e não há mal algum em consumir moderadamente. Não se prive dos prazeres da alimentação e não entre em dietas malucas em busca de um corpo padronizado. A nossa relação com o alimento deve ser saudável, respeitando nossa vontade e, sobretudo, entendendo quando essa vontade vira abuso ou compulsão. Se guie sempre pelo bom senso, se permita sentir prazer e dê preferência à comida caseira. Com essas dicas não tem erro!



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