Dicas infalíveis para assar chester e outras aves de natal



Dezembro chegou e agora os pensamentos se voltam para a ceia de Natal e Ano Novo. O capricho e o carinho são indispensáveis nas celebrações em família e, por isso, queremos te ajudar a preparar uma festa deliciosa e cheia de amor. No post anterior você aprendeu a incorporar nozes nas receitas, neste post você vai aprender a assar aves de maneira correta e no próximo descobrirá receitas de aperitivos, os chamados, finger foods. Afinal, o segredo para uma boa comida é o amor e a vontade de fazer feliz. Leia o post completo e descubra dicas infalíveis para assar chester, frango ou peru.


Como assar uma ave de Natal de maneira uniforme



Geralmente, aves de festa possuem um pequeno termômetro que “pula” quando a carne está cozida. Mas, só isso não é suficiente para garantir que a ave fique suculenta e caramelizada. Listamos alguns tópicos para você garantir que a ave fique assada corretamente, de maneira uniforme. Acompanhe:



-O primeiro passo para uma ave assada corretamente é deixá-la na geladeira por pelo menos 12 horas antes de prepará-la. Isso faz com que a ave descongele e alcance a temperatura ambiente. Esse ponto é imprescindível, já que a ave congelada torna a missão de deixá-la suculenta ainda mais difícil.


- O chester, peru, ou fiesta costumam vir temperados, o que facilita bastante o seu preparo. Mas, isso não impede que você incremente a sua ave com ervas, temperos e especiarias. Adicionar manteiga de ervas entre a pele e a carne da ave é uma boa forma de apurar o sabor e a textura . Comece soltando a pele com a mão, em seguida, passe manteiga com ervas finas a gosto entre a carne e a pele, ou por toda extensão da pele. Essa gordura extra faz com que a carne fique macia e evita o ressecamento de partes mais magras como peito e coxa.


- Lembre-se de regar a ave de tempos em tempos enquanto ela estiver assando. Para isso, com a ajuda de uma colher ou concha, recolha a gordura dos fundos da assadeira e molhe delicadamente a ave.


- Use a gravidade ao seu favor: Por aproximadamente 1/3 do tempo, asse a ave com o peito virado para o fundo da forma. Isso fará com que boa parte da gordura se concentre nas áreas mais secas da carne, a tornando ainda mais macia e saborosa.


- Amarre as pernas e as asas para que a ave fique compacta e para que suas extremidades não queimem. Use um barbante, um fio dental sem cheiro ou papel alumínio enrolado. Basta juntar a ponta das coxas (onde havia um pé) e amarrar.



Tempo de cozimento e como verificar o ponto da ave




- Dicas infalíveis para saber exatamente quando a sua ave estará assada não funcionam. A potência do seu forno, a temperatura, o tamanho da ave e outros fatores contribuem para que esta não seja uma conta exata. Entretanto, uma boa referência para assar perus, frangos e super frangos é utilizar a seguinte conta: 20 minutos de forno para cada 500g da ave inteira. Assim, você consegue ter um “norte” sobre o tempo necessário para que sua ave fique pronta.


– Para saber, com segurança, se a ave está cozida, basta espetá-la com um palito. Se o líquido sair cristalino e com uma cor amarelo-clara, é um bom indicador de que a ave está bem cozida. Se o líquido sair com cor vermelha ou rosada, está cru e precisa de mais tempo no forno.


Depois de assar, deixe a ave descansar!



Ao descansar, a carne relaxa e retorna à maciez que tinha antes de se enrijecer no calor do forno. A carne reabsorve os líquidos ficando suculenta, macia e molhadinha. O descanso deve ser feito por pelo menos 30 minutos antes de partir a carne. Não se preocupe! Aves grandes como peru, demoram a esfriar e mesmo após o tempo de descanso sua ave estará quentinha, macia, com a pele crocante e deliciosa.



Agora não tem erro: é só passar no Mineirão Atacarejo mais próximo e aproveitar as nossas ofertas para preparar uma ceia linda, econômica e super saborosa. Feliz Natal e Boas Festas! <3