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Como realizar um controle de estoque eficaz

 

Um bom controle de estoque pode ser determinante para que um negócio atinja o sucesso desejado, e é claro que essa regra também vale para a sua mercearia. No entanto, esse processo pode se tornar bastante complicado e estressante se o seu estoque não estiver devidamente organizado. Por isso, neste post, daremos algumas dicas para que você conheça a quantidade e a localização de cada item armazenado em seu estabelecimento. Confira!

 

Qual a importância de um bom controle de estoque?

 

O controle de estoque consiste no monitoramento e verificação de todas as mercadorias de um empreendimento, e tem como objetivo informar a quantidade, preço unitário e localização de cada produto. Apesar de ser uma prática básica e fundamental, muitas empresas não a realizam do modo correto ou, simplesmente, não a fazem, resultando nos chamados "furos de estoque" e consequente prejuízo.

Uma gestão adequada dos fluxos de entrada e saída permite prever necessidades de compras, reduzir taxas de vencimento e a possibilidade de desvios dos produtos e, principalmente, otimizar os pedidos e o investimento com estoque, reduzindo gastos desnecessários.

Além disso, um controle de estoque eficaz traz consigo outras vantagens, não tão diretas quanto às citados anteriormente, mas, ainda assim, dependentes do processo. Entre elas, estão a possibilidade de projetar com antecedência os pedidos aos fornecedores e descobrir quais produtos são mais procurados, podendo servir de base para estratégias de vendas. Então, que tal conhecer as melhores técnicas de controle de estoque?

 

Mantenha seu estoque organizado e limpo

 

Não encontrar os produtos em seu próprio negócio é um erro imperdoável, portanto, determine regras e padrões de armazenamento. Mantenha todos os itens devidamente etiquetados e confira, para que não haja futuras confusões. Além disso, etiquete as gôndolas e estantes, para evitar que o vendedor e o cliente se perca entre as mercadorias. 

Outra estratégia que pode ajudar na organização é estabelecer quantidades mínimas e máximas de cada produto. Isso permitirá o equilíbrio do estoque, evitando volumes faltosos ou em excesso, e facilitará o estudo de rotatividade dos itens.

Nem precisamos dizer que os locais de armazenamento e os produtos devem estar limpos, certo? O estado em que se encontra o seu estoque diz muito sobre o seu estabelecimento. Estantes empoeiradas pode atrair animais e microrganismos, comprometendo a qualidade dos alimentos, além de passar uma péssima primeira impressão a seu público.

 

Use e abuse da tecnologia

 

Passou-se o tempo em que o controle de estoque era feito em caderninhos ou agendas, que podiam facilmente se perder, rasgar, molhar e mais uma série de opções que resultariam no comprometimento das informações ali anotadas. Atualmente, existem vários sistemas de gestão que automatizam todo o processo de controle de estoque e facilitam bastante a vida de quem está responsável pelo trabalho.

Contudo, muitas vezes, uma simples planilha (ou algumas planilhas) já resolve o problema. A automatização do inventário de estoque otimiza tempo e, principalmente, preserva os dados. Quando as quantidades, preços, datas e outras informações são salvas em uma plataforma na nuvem, como o Google Drive, por exemplo, elas estarão sempre a fácil acesso e protegidas de todas essas eventualidades que foram citadas no parágrafo acima.

 

Promova os produtos parados

 

Quando você conhece a situação do estoque, é muito mais fácil saber quais são os produtos sem giro e como lidar com eles. Com base nessa análise, você saberá quais são os itens que realmente apresentam demanda do público e quais são aqueles que você pode diminuir o pedido, para evitar gastos desnecessários.

Com certeza, você já sabe, mas vamos relembrar: produtos fora do prazo de validade podem acarretar em multas e até no fechamento do estabelecimento pela Vigilância Sanitária. Então, o que fazer com uma mercadoria que está parada há muito tempo ou que já está perto do prazo de vencimento? 

Uma ideia é oferecer descontos para incentivar a compra. Produtos sem giro representam dinheiro retido. Portanto, é interessante que eles sejam alvo de uma estratégia de descontos e promoções, resultando em benefícios para os dois lados: a mercadoria será vendida e sairá da sua estante, e o cliente comprará o produto por um preço mais baixo.

 

E aí? Já está pronto para organizar o seu estoque do jeito certo? Esperamos que nossas dicas te ajudem nesse processo. E para ter acesso a outras dicas e informações como estas é muito simples: basta curtir nossa página no Facebook e no Instagram!

 

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