Empoderadas: Conheça 8 mulheres inspiradoras neste 8 de março

O mês de março chegou e com ele vem o Dia Internacional das Mulheres. A data representa um marco muito importante da história de luta feminina em busca de igualdade de direitos civis e direito ao voto. Mais do que luta, as mulheres representam grandes avanços nas artes, ciências, política e diversos outros setores da sociedade. Leia o post completo para conhecer mais sobre 8 mulheres inspiradoras e importantes para a história.


Carolina Maria de Jesus



foto/reprodução Wikipedia



Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira conhecida por seu livro "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada" publicado em 1960. Carolina de Jesus relata em seu diário problemas sociais como fome, miséria e o desprezo que viveu durante um longo período de sua vida. Carolina foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país. Recentemente, Carolina Maria recebeu o título póstumo de doutora pela Universidade de São Paulo.


Frida Kahlo


Frida Kahlo foi uma pintora mexicana. Aos 18 anos, sofreu um acidente que resultou no rompimento da sua coluna em três lugares, além de vários ossos fraturados e hemorragia. Frida ficou meses entre a vida e a morte, e precisou passar por diversas cirurgias para reconstruir seu corpo. Nesta fase da vida, Frida ficou de cama em casa e por isso começou a pintar. Os temas dos seus quadros, embora surrealistas, contam muito da sua realidade e representam o sofrimento que passou: além das dificuldades enfrentadas pelo acidente, a pintora sofreu diversas desilusões amorosas e maus tratos. Apesar disso, Frida conquistou seu espaço no mundo da arte e se destacou em um meio onde o trabalho dos homens era mais valorizado.


Madre Teresa de Calcutá



foto/reprodução Wikipedia


Albanesa naturalizada indiana, Madre Teresa de Calcutá dedicou a vida a cuidar dos mais pobres. Um dos maiores nomes quando se fala em caridade, a beata recebeu o Nobel da Paz em 1979 e foi canonizada em 2016 pelo Papa Francisco, tornando- se santa. Fundou a Congregação Missionárias da Caridade que está presente em pelo menos 139 países.


Dandara



foto/reprodução Wikipedia



Dandara se tornou um símbolo por conta da sua resistência ao sistema escravocrata no Brasil. Era companheira de Zumbi dos Palmares, e lutava ativamente nas batalhas geradas por ataques ao quilombo. Além de participar dos embates físicos, ajudava na elaboração de estratégias para a resistência do quilombo.


Malala


Malala é uma ativista paquistanesa e é a pessoa mais jovem da história que recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Aos 15 anos Malala foi baleada na cabeça por membros do talibã por defender o direito à educação para as meninas que defendia publicamente o direito à educação para as meninas. Após sobreviver ao ataque, Malala se mudou para o Reino Unido, onde vive exilada com a sua família desde então, e continua lutando pelos direitos de todos à educação.


Laerte


foto/reprodução Wikipedia



Uma das cartunistas mais conhecidas do Brasil, Laerte passou por sua transição de forma bastante pública até se reconhecer e se declarar mulher transexual. Seu trabalho inclui créditos como roteirista dos programas "TV Pirata", "Sai de Baixo" e "TV Colosso". Além disso, a cartunista e roteirista possui uma visão crítica sobre o mundo, convidando os seus leitores e telespectadores a verem o universo político e social de uma outra forma.


Marie Curie


Marie Curie foi uma cientista polonesa. Ela foi a primeira mulher a ser laureada com o Prêmio Nobel e a primeira e única pessoa a ganhar o prêmio duas vezes. Quando adulta, mudou-se para a França e se tornou uma das pioneiras sobre estudos relacionados à radioatividade. Assim, a cientista se marcou na história como um importante expoente da química e física, sendo responsável pelas descobertas que posteriormente seriam fonte para o desenvolvimento das máquinas de raio x.


Você!


No final, precisamos reconhecer as mulheres incríveis que existem por trás de histórias desconhecidas. Todas as mulheres carregam consigo uma história de luta e força. Certamente, mesmo que indiretamente, a sua determinação, amor e capacidade de superar os desafios da vida inspiram diversas pessoas. Seja sua filha, prima, sobrinha, mãe, avô, irmão ou amiga. Com certeza você faz a diferença no mundo dessas pessoas. Reconheça a sua grandiosidade.


Nós, do Mineirão Atacarejo, acreditamos num futuro mais justo para todas as pessoas do mundo. Feliz Dia Internacional das Mulheres a todas vocês! <3




Destaque