6 dicas de como organizar sua cozinha

 

Independente do tamanho da sua cozinha, a organização do espaço e de seus objetos pode ser bem complicado. O cômodo é um dos quais onde mais passamos tempo e está repleto de pequenos detalhes e espaços que podem ser difíceis de organizar, como gavetas, potes e talheres. Por isso, separamos para você 6 dicas de como organizar a sua cozinha, que, de tão simples, já poderão ser colocadas em prática na próxima faxina completa da casa. Confira!

 

Mantenha somente o necessário

 

O primeiro passo para você organizar sua cozinha é se livrar daquilo que é desnecessário e que serve somente para ocupar espaço precioso. Portanto, deixe no cômodo apenas o que você realmente usa com uma certa frequência. Quanto menos coisas no ambiente, menor será a sensação de bagunça.

Comece por conferir as datas de validade dos mantimentos e jogar fora aqueles que já estiverem velhos, além dos utensílios quebrados ou que não estão mais em condição de uso. Uma outra dica é liberar os cantinhos da cozinha, porque eles são, normalmente, de difícil acesso e podem acumular sujeira.

 

Invista em cestos, gavetas e potes

 

Cestos, gavetas e potes são boas opções quando se trata de objetos menores. Gavetas baixas podem guardar toalhas de mesa, talheres, acessórios para cozinhar, peças para bebidas e jogos americanos. E, para manter a ordem nas gavetas, você pode recorrer às divisórias. Evite o uso de gavetas profundas, porque pode dificultar o alcance dos objetos ou danificá-los. 

Os temperos também tendem a ser numerosos e ocupar um espaço considerável na cozinha, por isso, utilize cestos e potes para armazená-los. Os cestos podem ser suspensos nas paredes, para otimizar o espaço. Organizar os potes por cores também será muito útil. 

 

Aproxime aquilo que você usa com mais frequência

 

Depois de definir o que é realmente necessário, separe os itens mais utilizados e os posicione em locais bem acessíveis. Objetos como copos, louças e talheres, além dos ingredientes mais utilizados nas refeições, devem estar ao alcance das mãos. Já objetos usados com menor frequência, como alguns eletrodomésticos e taças, podem ser abrigados nas partes mais altas dos armários e prateleiras. 

Os itens mais pesados devem ser armazenados nos níveis mais próximos ao chão, evitando, dessa forma, esforços desnecessários para pegá-los e diminuindo o risco de acidentes. É o caso de liquidificadores, batedeiras e fornos elétricos. Já as panelas devem ser posicionadas próximas ao fogão, por motivos óbvios.

 

Prateleiras e ganchos também são úteis

 

Para otimizar o espaço da sua cozinha e, ainda, deixá-la mais organizada, opte por ganchos, arames, carrinhos de apoio e prateleiras. Como ficam suspensas nas paredes, essas alternativas não ocupam tanto espaço, mas demandam atenção quanto ao local e altura da instalação, para não atrapalhar a circulação e causar acidentes. 

Ganchos são ótimas opções para guardar medidores, xícaras, panos de prato e tampas de panelas. E eles não precisam estar necessariamente nas paredes: já pensou em utilizar a parte interna das portas dos armários para essa função?

 

Use etiquetas e padronização por cores

 

Se falamos em organização, falamos em etiquetas. Para facilitar na identificação dos itens na sua cozinha, é aconselhável etiquetar os potes e cestos, indicando qual o conteúdo que eles contêm. Você não vai querer trocar o sal pelo açúcar, certo? Além disso, as etiquetas facilitarão na hora de preparar as refeições e ajudarão a otimizar o seu tempo.

Mas, se você não quiser encher a cozinha de etiquetas, você pode optar por outras formas de identificação, como a padronização por cores. Potes, principalmente, são encontrados em uma variedade imensa de tipos, e você pode fazer uso dessa diversidade por associar temperos e outros mantimentos, por exemplo, a determinadas cores.

 

Seja criativo

 

Temos certeza que, com as nossas dicas, você já terá um bom começo na organização da sua cozinha, mas, para que o resultado seja ainda mais eficaz, você deve ser criativo. Garrafas e tubos de PVC, por exemplo, podem se tornar recipientes bem sofisticados, e diversos outros objetos podem ganhar uma função nova se você usar um pouco de imaginação. Então, que tal dar uma olhada naquilo que você não usa mais na sua casa e transformá-lo em algo funcional novamente? Além de reduzir o acúmulo de entulho, a organização da sua cozinha vai agradecer!

 

E, para concluir, lembre-se: envolva toda a família nesse processo. A organização da cozinha pode ser uma responsabilidade muito grande para uma pessoa só e, como todos os moradores usufruirão disso, o ideal é que eles também façam a sua parte. Ademais, essa será uma oportunidade de todos passarem um momento juntos e, o que seria uma tarefa chata e exaustiva, pode se tornar bastante divertida.

 

Share on Facebook
Please reload

Destaque

O Mineirão Atacarejo chega em Itajubá

1/1
Please reload

Categorias
Please reload

Copyright © 2017 DMA Distribuidora S/A. Todos os direitos reservados

  • Instagram - Mineirão Atacarejo
  • Facebook - Mineirão Atacarejo
  • YouTube - Black Circle