Como diminuir o desperdício de alimentos em casa

A preocupação com uma vida que preze pela preservação da natureza e consumo consciente tem crescido em todo mundo. Para isso, tentar diminuir o desperdício pode ser uma maneira descomplicada e positiva de cuidar do planeta e da qualidade de vida das próximas gerações. Além disso, uma vida com menos resíduos é mais econômica e mais saudável. Quer fazer a sua parte e reduzir o desperdício de alimentos na sua casa? Então leia o nosso post completo!

 

 

 

 

 

Congele Frutas, legumes e  verduras.

 

 

 Congelar os alimentos perecíveis prolonga e muito sua validade. Sabemos que a vida pode ser muito corrida e, por esse motivo, muitas vezes acabamos sem tempo para nos dedicar em atividades domésticas. Porém, essa dica é muito prática e pode inclusive facilitar seu dia a dia! Congele frutas, legumes e até algumas verduras para serem utilizadas aos poucos durante a semana. Separe os alimentos lavados, descascados e cortados e distribua em sacos ou potes herméticos. Para consumir basta descongelar e cozinhar da forma que preferir. Uma boa dica é utilizar as frutas diretamente do congelador para a vitamina! Fica uma delícia e ainda contribui para a redução do desperdício.

 

Não jogue cascas, talos e sementes fora

 

 

Apesar de não ser um hábito alimentar comum em nossa cultura, aproveitar cascas, talos e sementes na refeição pode ser muito gostoso. Use e abuse da imaginação para utilizar todas as partes do vegetal. A casca da batata, por exemplo, fica super crocante quando frita. A casca do abacaxi quando fervida com um litro de água vira um delicioso chá. Você pode ainda transformar a semente abóbora em um delicioso petisco, basta dissecar e temperar com ervas. Aproveite talos em sopas e sucos naturais.

 

 

Reutilize as sobras de outras refeições

 

Recrie pratos com as sobras de outras refeições: elas podem virar incremento em  risotos, panqueca ou macarrão. Neste tópico o que vale é a criatividade! Sobrou um pouco da carne cozida da janta? Refogue, desfie e utilize como recheio para sanduíches. O arroz de ontem pode virar bolinho ou arroz de forno. O feijão vira tutu e o frango pode ser adicionado em saladas quentes e frias.  

 

Faça geléias e compotas

Sabemos que frutas podem amadurecer muito rápido e acabar estragando. Por isso, fazer compotas, geleias ou bolos com frutas que começaram a passar do ponto é uma boa forma de aproveitar o alimento por mais tempo. Ervas também podem ser utilizadas com o mesmo raciocínio: o maço de manjericão ficou murcho? Faça um molho pesto de manjericão com azeite, alho e parmesão. Essas receitas quando guardadas de maneira correta podem aumentar a durabilidade do alimento por mais de um mês! 

 

Fique atento à validade dos produtos 

 

Quando for cozinhar dê sempre preferência aos alimentos que estão mais próximos de vencer. Uma boa dica é organizar a despensa fazendo uma lista com os alimentos cuja data irá expirar. Fixe essa lista em um lugar visível na cozinha e não esqueça de consultá-la antes de decidir cardápios ou ir às compras.

 

Faça compostagem

 

 

Apesar de todas as dicas anteriores, nem sempre conseguimos eliminar os restos a zero. Uma boa forma de contornar esse problema é fazendo uma compostagem em casa. Além de ajudar nos processos de decomposição, a compostagem produz adubo natural, rico em nutrientes para o solo e que pode ser usado em hortas, jardins e plantas. O que é bom para a natureza é bom para você também!

 

Quer acompanhar mais dicas como esta? Acompanhe sempre o nosso blog e nossas mídias sociais! 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Destaque

O Mineirão Atacarejo chega em Itajubá

1/1
Please reload

Categorias
Please reload

Copyright © 2017 DMA Distribuidora S/A. Todos os direitos reservados

  • Facebook - Mineirão Atacarejo
  • Instagram - Mineirão Atacarejo