Castanhas: conheças os tipos, seus benefícios e como usá-las


mix de castanhas em bowl


As castanhas proporcionam uma série de benefícios para a saúde quando são inseridas na alimentação. Além de serem boas para elevação do bom colesterol, as castanhas dão um charme para pratos e receitas especiais para as celebrações de final de ano. Deliciosas em pratos doces ou salgados, as castanhas podem e devem ser incluídas também na alimentação comum do dia a dia. Quer saber mais? Leia o nosso post completo!


Conheça alguns tipos de castanhas...


Existem no mundo centenas de tipos de castanhas, as mais conhecidas no Brasil são:


  • Amêndoas;

  • Castanha-do-pará

  • Castanha de caju

  • Avelãs;

  • Nozes de macadâmia;

  • Nozes;

  • Pinhões;

  • Pistaches.


O amendoim, apesar de fazer parte do grupo das leguminosas (grupo a qual pertence também os feijões e ervilhas), pode também ser considerado um tipo de castanha devido às suas propriedades e características nutricionais.


Os benefícios das castanhas e oleaginosas


Alimentos oleaginosos são aqueles que possuem óleos e gorduras que podem ser extraídos através de processos adequados. Assim, as castanhas e nozes são oleaginosas e por isso, ricas em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados. Essas gorduras são importantes porque não atuam na elevação do colesterol ruim, além de serem importantes para a melhora do colesterol bom.


As castanhas possuem também um efeito anti-inflamatório, importante para a pele, intestino além de serem importantes para o combate de problemas cerebrais degenerativos, entre outros.



Como incluir castanhas na sua dieta


Apesar das castanhas serem consumidas em maior quantidade nas festas de final de ano, elas também devem ser incluídas na dieta diária para que tenham efeitos significativos na saúde. Consumi-las cruas em pequenas porções é o ideal, porém, incluí-las em receitas é também uma ótima ideia. Adicione nozes, castanha do pará, de caju, e qual outra você gostar, em saladas para um toque crocante e saboroso.


Além disso, bolos, sobremesas, tortas e biscoitos ganham uma nova camada de sabor e textura quando adicionada avelãs, pistache e amêndoas. Devido a versatilidade das castanhas e oleaginosas elas vão bem em quase todos os pratos, sejam eles doces ou salgados, basta usar a criatividade e ousar!


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