Dicas de saúde: conheça os alimentos que aumentam a imunidade

A alimentação é essencial para que o nosso corpo se mantenha saudável, executando suas funções de renovação. Assim, consumir alimentos que favorecem a boa saúde é essencial para que nosso organismo seja eficiente no combate e prevenção de doenças. Diante da pandemia do COVID-19, em que pessoas com baixa imunidade se encontram no grupo de risco, esse assunto é essencial. Por isso, selecionamos neste post dicas de alimentos que ajudam a manter a imunidade alta e algumas dicas sobre como incluí-los na sua dieta.

Os principais fatores que provocam a queda da imunidade são o estresse, o sedentarismo e a má alimentação. Assim, o isolamento social pode ser um fator que favorece a baixa imunidade, uma vez que a falta de vitaminas e minerais prejudicam o bom funcionamento das células que ficam menos capacitadas a combater organismos invasores. Acompanhe a lista de alimentos que vão te ajudar a turbinar sua saúde:

Frutas cítricas

As frutas cítricas como laranja, lima, limão, kiwi, morango e acerola são alimentos ricos em vitamina C. Essa vitamina é um excelente antioxidante, assim, em outras palavras, ela contribui para prevenção e combate de possíveis danos nas nossas células. Essas frutas devem ser consumidas assim que abertas, já que as propriedades da vitamina c “evaporam” quando expostas ao calor e ao ar. As frutas cítricas são ótimas em saladas, sucos ou ”in natura” e podem ser consumidas diariamente como uma forma de prevenção.

Gengibre

O gengibre é um alimento rico em vitamina C, assim como as frutas cítricas. Além disso ele também é fonte de vitamina B6 e tem ação bactericida. Dessa forma, consumir gengibre em sucos, chás e como tempero em saladas e carnes é uma forma de melhorar a saúde e o sistema imunológico. O alimento, além de auxiliar no tratamento de inflamações da garganta, é excelente para o fortalecimento das defesas do organismo.

Alho

Muita gente já tomou o “chá de alho” quando teve uma gripe forte. Esse costume antigo se deve às propriedades anti-inflamatórias que o alimento possui. O alho contribui para a redução do muco nos pulmões e da tosse persistente. Entretanto, é válido sempre ressaltar que um alimento sozinho pode não suficiente no combate de determinadas enfermidades. Por ser rico em vitaminas A, C e E, o alho é excelente no fortalecimento do sistema imunológico e vale a pena incluí-lo na sua dieta. Afinal, ele vai bem como tempero em quase tudo. não é mesmo?

Verduras de folhagem verde escuro

Couve, espinafre, chicória, rúcula, agrião e várias outras. As verduras de folhas verde escura são o pacote completo no quesito saúde. Fonte de vitaminas como potássio, ácido fólico, magnésio, ferro e outros minerais, as verduras de coloração verde escuro melhoram a imunidade, ajudam no combate da anemia e na regulação do intestino. São ótimas consumidas refogadas ou cruas em salada. Vale a pena incluí-las também em shakes, sucos e vitaminas, fica uma delícia!

Iogurte natural

Iogurtes naturais possuem propriedades que contribuem para a manutenção das boas bactérias da flora intestinal. Assim, o consumo de iogurte natural ajuda no processo de absorção de nutrientes no corpo. Outra vantagem é que o alimento é fonte de cálcio e vitamina D. A junção dessas propriedades são essenciais para o combate de infecções e manutenção da boa saúde.

Além disso, lembre-se: Manter uma boa hidratação é essencial para a manutenção da saúde. Gostou das nossas dicas? Compartilhe o nosso post nas redes sociais!

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