8 Truques para otimizar sua faxina de fim de ano

A faxina de final de ano é tradição em diversos lares Brasil afora. O costume popular diz que este ritual de limpeza é uma forma de energizar a casa para que o novo ano traga coisas boas. Seja por isso, ou pelo simples prazer de sentir a casa limpinha e organizada, hoje queremos te ajudar nessa tarefa. Para isso, trouxemos neste post 8 truques infalíveis para otimizar a sua faxina. Boa ideia, não é? Então vem com a gente ler o post na íntegra





1- Limpando a geladeira


Limpar a geladeira é uma tarefa importante da faxina e para tal é necessário cuidado e organização. Por isso, temos um truque que pode ser muito útil: lave muito bem o interior da geladeira com água morna e algumas gotas de detergente e, em seguida, passe um pano úmido com um pouco de bicarbonato de sódio em toda a área para desinfetar. A técnica vai evitar o mau cheiro característico além de combater a proliferação de bactérias.


2- Limpando sofás e estofados




Com o tempo, sofás e estofados acumulam sujeiras indesejáveis que acabam escapando da rotina diária de limpeza. Assim, quando for limpar seus móveis estofados, o ideal é que você escolha um dia ensolarado para o serviço, uma vez que os raios solares ajudarão a remover odores, fungos, umidade e terão uma ação antiséptica. Um método bastante eficaz de limpar esse tipo de material é polvilhar bicarbonato de sódio pelo estofado e, após 20 minutos, remover o excesso de pó e borrifar vinagre branco. Por fim, deixe secar por completo ao sol.



3- Limpando telas de televisão e computador


As telas de aparelhos como televisores e computadores são muito sensíveis, por isso, todo cuidado é pouco na hora de limpá-las. Mas existe um truque infalível e que provavelmente você nunca ouviu falar: para remover todo o pó da superfície das telas, basta passar delicadamente um coador de café em toda a área a ser limpa. Pronto! Toda a sujeira ficará aderida ao coador. Fácil, não é?


4-Eliminando manchas de louças




É bem comum que alimentos de cores fortes, como molho de tomate, por exemplo, deixem as louças e pratos com manchas. Para retirá-las, você pode usar uma "pasta" feita com bicarbonato de sódio e água. Basta esfregar suavemente até a mancha se remover.

Essas manchas também podem aparecer em frigideiras, mas nesse caso o método de limpeza é diferente: para deixar a frigideira brilhando, é só usá-la para ferver um pouco de vinagre e água e depois limpá-la com detergente normalmente.


5- Limpando rejuntes dos azulejos


O rejunte, ou seja, aquele pequeno espaço entre um azulejo e outro, é um lugar muito favorável à acumulação de sujeira e fungos. Para manter os rejuntes limpos aposte em uma mistura que leve água oxigenada 10 volumes e bicarbonato de sódio. Para auxiliar na eliminação da sujeira, utilize uma escova de dentes ou esponja de aço. Esfregue bem entre os rejuntes e enxague com água abundante.


6- Organizando o ambiente


Essa parte é primordial para que a sua faxina seja feita de forma eficiente. No início parecerá que você trabalha muito e que o serviço “não aparece”, entretanto, organizar o trabalho é uma ótima forma de reduzi-lo. Assim, retire objetos do caminho que possam atrapalhar seu trabalho. Sapatos, brinquedos e outros objetos devem ser guardados para evitar possíveis interrupções. Recolher pedaços de papéis, itens de plástico, agulhas e outros itens pode ajudar a manter um fluxo mais otimizado de faxina.


7- Organizando armários e gavetas




Durante todo o ano acumulamos miudezas em gavetas e armários, porém, na faxina de final de ano é necessário se atentar também a essas pequenas bagunças. Para resolver isso, comece descartando objetos e lixinhos acumulados em gavetas e armários. Para organizar melhor, utilize caixas organizadoras, seccionando objetos por categorias. Assim, o maleiro do guarda roupa, por exemplo, poderá ser subdividido em área para roupas de inverno, roupas de cama, materiais de escritório, etc, sendo cada sessão organizada dentro de uma caixa. Replique este método também para o armário do banheiro, guarda roupas, gavetas e cômodas.



8- Deixando a casa cheirosa


Para manter a casa cheirosa por mais tempo, faça uma mistura com parte água, parte amaciante e parte álcool. Inclua os três ingredientes em partes iguais em um spray e misture bem. Borrife essa espécie de aromatizante em estofados, camas, sofás, e cortinas para um aroma suave de limpeza.



Gostou das nossas dicas? Começar a faxina requer esforço, convenhamos, mas não tem nada melhor do que uma casa cheirosa e bem cuidada não é mesmo? Aproveite as ofertas do Mineirão Atacarejo em artigos de limpeza e mão na massa!


Destaque
Categorias