5 Ensinamentos de contabilidade para aplicar no seu negócio

Manter uma boa contabilidade tanto da vida pessoal quanto da vida empresarial significa muito mais do que obter clareza de gestão. Uma boa contabilidade estabelece uma maior segurança financeira tanto para o lar quanto para as empresas. Entretanto, para aqueles e aquelas que empreendem, isso significa, ainda, ter a certeza de que o seu negócio irá crescer com sucesso e estabilidade. Por mais que você faça um bom trabalho, existem dicas para te ajudar a prosperar ainda mais nesse quesito. Por isso, o nosso post de hoje é dedicado exclusivamente a ensinamentos de contabilidade para você que quer aprimorar as questões contábeis da sua empresa. Vamos lá?


1- Não confunda sua pessoa física da pessoa jurídica


5-ensinamentos-de-contabilidade-para-aplicar-no-seu-negócio

O primeiro passo para quem quer ser mais organizado(a) na vida contábil é saber separar as finanças pessoais com as finanças da empresa. Uma separação clara, com contas diferentes, poupanças e anotações separadas ajudam a manter uma visualização geral muito mais clara sobre a situação financeira do seu negócio. Assim, você não corre o risco de gastar o seu capital de giro com outras coisas, tampouco exagera na hora de fazer compras de suprimentos e outros gastos.



2- Considere contratar um escritório de contabilidade ou um contador



Pode parecer besteira, mas, é praticamente impossível dar conta sozinho de todas as entradas e saídas, recibos e regularização contábil do seu negócio. Por isso, considere contratar um escritório de contabilidade, ou um contador autônomo, para te ajudar nisso. Com um auxílio de um profissional você tem mais segurança, praticidade e a certeza de que obrigações como a emissão de notas, alvarás e imposto de renda não serão esquecidos.



3- Faça análises periódicas



Fazendo uma análise mensal das contas do seu empreendimento você fica muito mais atento(a) a respeito da real situação do seu negócio. Assim, é possível fazer planos a longo prazo além de analisar as perdas e ganhos nos últimos tempos, o que auxilia e muito! Na hora de planejar novas ações essenciais para o crescimento da empresa.


Porém, para fazer boas análises periódicas, é preciso estar sempre em dia com a tabulação de entradas e saídas da sua empresa. Por isso, olha só a próxima dica:


4- Crie uma planilhas com todos os lucros e gastos da sua empresa



Com o auxílio do seu contador ou contadora, elabore uma planilha completa e editável para que seja possível a adição de gastos e novas entradas da contabilidade da sua empresa. Assim, como falamos anteriormente, fica mais simples visualizar e ter um panorama mais acertado sobre a situação financeira do seu empreendimento. Além disso, caso precise utilizar algum recurso financeiro do caixa da empresa, deve informar essa retirada para a contabilidade e descontar do pró-labore no final do mês. Dessa forma, evita furos e mal entendidos na hora de analisar a gestão contábil. Considere essa retirada como um empréstimo e faça isso apenas em último caso.


5  -  Faça um planejamento financeiro




Essa dica pode parecer banal e você já deve ter ouvido ela uma centena de vezes. Mas nunca é demais lembrar da importância de um bom planejamento financeiro.


Esse processo deve ser rotineiro no dia a dia de qualquer empresa. Porém, é primordial que no início de qualquer negócio seja estruturada uma estratégia de finanças. Fazer esse processo com cautela e atenção logo no princípio do seu negócio faz com que sua empresa comece forte e com os pés no chão.


Entretanto, se você ainda não fez essa análise, então faça agora. Caso contrário, cedo ou tarde sua empresa estará uma bagunça e você vai sentir falta dessa pequena etapa. Faça um panorama com expectativas futuras, utilizando para isso as análises e tabulações sugeridas nas dicas anteriores.

Manter suas finanças controladas e em dia certamente irão impactar positivamente na contabilidade.


Gostou dos nossos ensinamentos? O Mineirão Atacarejo é uma empresa parceira e fornecedora para diversos empreendedores. Para mais dicas como essas, descontos e outras vantagens, continue nos acompanhando aqui no blog e em nossas redes sociais :)


Destaque
Categorias