5 Dicas imperdíveis para quem adora cuidar de plantas

Uma casa florida, cheia de plantas e folhagens é um charme! Além de ser uma tendência em alta, plantas também trazem harmonia e aconchego para o lar, tornando o ambiente ainda mais agradável e saudável para os moradores. Assim, se você também ama uma casa cheia de plantas, mas não sabe como cuidá-las, temos a solução! Neste post selecionamos 5 dicas essenciais para você


1- Tenha um número de vasos que você consiga cuidar


A primeira dica é importante porque, no fim das contas, se você não tiver tempo para cuidar dos seus vasos de planta, elas ficarão feias e/ou acabarão morrendo. Assim, não fique ansioso(a) para ter uma casa repleta de vasos. Comece com uma quantidade de plantas confortável para você e para a sua rotina.


2- Adube as plantas


Você deverá adubá-las ao menos uma vez por mês. Uma boa dica é utilizar sobras de origem vegetal da cozinha, como casca de fruta, verdura, legumes, fruta, verdura, legume que estragaram, que estão podres; casca da cebola, caroço de fruto que você não vai comer, caroço de manga, espiga do milho, a borra de café que sobrou no saquinho, saquinho de chá, chá depois de feito, a água do feijão, a água da salada, a água do arroz. Essas águas todas têm muitos nutrientes e ajudam a manter as plantas bonitas por mais tempo.

3- Água e luz solar na medida certa


A água e a luz solar são elementos essenciais para que as plantas sigam o seu ciclo natural de produção de energia e fortificação. Porém, se engana quem pensa que existe uma forma universal de regar e nutrir vasos. Plantas são diversas e por isso também são variáveis as quantidades demandadas de água e luz solar. Uma boa forma de padronizar este processo é identificar os tipos de plantas que você cultiva e qual a quantidade de água demandada por cada espécie. Suculentas, por exemplo, devem receber uma grande quantidade de água uma vez por semana ao invés de serem regadas todos os dias.


Já em relação à luminosidade, certifique-se que suas plantas recebem luz solar diariamente. Mas atente-se para que ela não seja direta, pois em dias muito quentes as folhas podem queimar.

4- Remova folhas danificadas

É normal que folhas secas apareçam, afinal, isso faz parte do ciclo natural das plantas. Entretanto, mantê-las fixadas ao caule pode fazer com que as plantas gastem muita energia no processo de recuperá-las. Assim, sempre que surgirem folhas danificadas entre os vasos certifique-se de que elas serão podadas e descartadas.


5- Troque as plantas de vaso quando necessário


Com essas dicas, certamente suas plantas crescerão fortes e saudáveis e com isso será necessário trocá-las de vasos. Escolha modelos espaçosos e que combinem com a decoração da sua casa. Plantas, flores e folhagens frondosas deixam o lar ainda mais bonito e aconchegante, colaborando também para umidificação do ar e purificação da poluição. Além disso, mexer com terra pode ser super terapêutico! Aproveite os momentos de jardinagem para relaxar e desacelerar no dia a dia.


Se você gostou dessas dicas, não deixe de acompanhar as publicações, receitas, ideias e ofertas do Mineirão Atacarejo aqui e nas nossas redes sociais :)


Destaque
Categorias