Dia do comerciante: 5 dicas de administração essenciais para o seu negócio

No mês de julho é comemorado o dia do comerciante. Por isso, sabendo das dificuldades que podem aparecer na hora de administrar o seu negócio, selecionamos 5 dicas essenciais para quem já é ou quer se tornar comerciante. Essas dicas valiosas são capazes de mudar a forma como você administra o seu negócio e como ele é visto pelo público. Gostou? Acompanhe nosso post completo e fique por dentro!

1- Conheça o seu público alvo

 

Compreender quem é o seu público alvo é essencial para que o seu negócio garanta uma experiência diferenciada para seus clientes. Isso significa que, além de entender quem é a sua clientela, você deve conhecer as pessoas que podem se interessar pelas mercadorias que você vende. Para isso, compreender os hábitos, características, rotinas e comportamentos do seu público alvo é essencial para que a estratégia dê certo. Dessa forma você consegue personalizar o jeito como oferece o produto, conquistando outras pessoas e fidelizando a clientela. Por isso, esteja antenado às novidades e use o seu conhecimento sobre quem são os seus clientes para criar estratégias sedutoras capazes de conquistar antigos e novos compradores. 

 

2- Use e abuse das mídias sociais 

 

Sabemos que a economia está passando por uma fase de retração. Isso ocorre, sobretudo, como resposta aos impactos do isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19. Sabemos que muitos comércios foram obrigados a fecharem as portas por questões de saúde. Além disso, muitas pessoas estão optando por não sair de casa durante esse período. Por isso, investir na divulgação do seu negócio através das mídias sociais tem sido a melhor forma de lidar com esse cenário. Esse é o momento ideal para apostar em uma boa comunicação online: pessoas estão usando cada vez mais as redes sociais para encontrar os serviços e produtos que precisam. Assim, se o seu negócio possuir uma boa presença online, você tem mais chance de ser encontrado e de fidelizar esses clientes! 

 

3- Organize as finanças

 

Pode parecer simples, ou até mesmo, óbvio, mas organizar as finanças é essencial para a longevidade do seu empreendimento. Estando no vermelho ou não, o controle total do fluxo de caixa é importantíssimo para o crescimento do seu negócio. Comece com uma planilha simples, anotando as saídas, entradas e previsões futuras. Quando puder, invista em um software de gestão que facilite e otimize o processo. Ter clareza sobre a situação financeira do seu negócio tornará o futuro mais seguro, com garantias reais sobre as possibilidades de o crescimento do seu negócio.

 

4- Invista seu tempo para aprender um pouco mais sobre administração 

 

Mesmo que você possua experiência no comércio ou formação em administração, se manter antenado(a) às últimas tendências na área pode ser muito importantes para o sucesso do seu negócio. Hoje em dia é possível encontrar diversas opções de cursos online gratuitos, ou até mesmo, apostilas com material didático para estudar em casa. Um pouco de conhecimento a mais na área pode ser o diferencial do seu negócio em relação aos concorrentes. A aplicação de estratégias de administração ajudam a equilibrar a balança de gastos e lucros do seu comércio, além de tornar as tomadas de decisão mais seguras. Por isso, dê o primeiro passo e invista o seu tempo para aprender mais sobre administração e gestão de negócios. 

 

5- Compre de um fornecedor de confiança

 

Para o seu negócio prosperar é necessário sobretudo oferecer produtos de qualidade aos seus clientes. Isso significa que você precisa ter bons fornecedores, que ofereçam produtos de qualidade e preço baixo. Em outras palavras, é preciso que os produtos ofertados no seu comércio supram as necessidades dos seus clientes. Além disso, é preciso ter planejamento. Esse ponto é importante porque um bom planejamento evita que produtos passem da validade nas prateleiras do seu comércio. Dessa forma, é possível organizar as cadernetas de compras do seu estabelecimento, além de garantir que as boas ofertas para encher o seu estoque sejam aproveitadas de maneira inteligente e sem desperdício. 

 

No Mineirão Atacarejo você encontra diversos suprimentos para o seu negócio, como produtos de limpeza, higiene pessoal, frios, bebidas, laticínios, alimentos não perecíveis e muito mais. Tudo isso com o preço baixo e a qualidade que só o Mineirão Atacarejo pode oferecer. Passe em uma de nossas lojas e confira!

 

 

Share on Facebook
Please reload

Destaque

O Mineirão Atacarejo chega em Itajubá

1/1
Please reload

Categorias
Please reload

Copyright © 2017 DMA Distribuidora S/A. Todos os direitos reservados

  • Instagram - Mineirão Atacarejo
  • Facebook - Mineirão Atacarejo
  • YouTube - Black Circle